DOMAINE SEGUIN-MANUEL VOSNE-ROMANÉE AUX COMMUNES 2019

Borgonha, França
Borgonha, França

DOMAINE SEGUIN-MANUEL VOSNE-ROMANÉE AUX COMMUNES 2019

Incrívelmente complexo, elegante e longevo, um Pinot Noir de Vosne-Romanée elaborado pelo genial “enólogo artesão” Thibaut Marion, na centenária Domaine Seguin-Manuel. Apenas 12 garrafas disponíveis.

Selos e premiações

  • organico
  • V 92

Harmonize com

  • CarnesCarnes
  • VegetarianosVegetarianos
  • QueijosQueijos

Avise-me

Teor Alcoólico

13.00%

Descanso

120 min

Tempo de Barrica

16 meses

Temperatura

16.00 °C

Uva/Corte

  • Pinot Noir

Sobre o produto

É em meio à Côtes-de-Nuits que está Vosne-Romanée, que possui 14 Premier Cru e 6 Grand Cru em meio aos seus 150 hectares.

Considerado há uma millennia a “perfeição da Pinot Noir no mundo” (Alan Meadows, Burghound), os vinhos de Vosne-Romanée oferecem uma elegância, complexidade e finesse que é inigualável. Justamente por isso, os vinhos mais cobiçados, e caros, do mundo, são elaborados aqui, por mítos como Domaine Romanée-Conti, Domaine Leroy, Domaine Méo-Camuzet e uma meia-duzia de outros.

Dentro do panteão dos produtores que elaboram em Vosne-Romanée, Domaine-Seguin Manuel vem ganhando notoriedade. Nas palavras do Neil Martin, “Um enólogo muito consciencioso… Sempre considero os vinhos de Marion honestos e verdadeiros, articulando os caprichos da safra."

Dos vinhedos da Seguin-Manuel na AOC Vosne-Romanée nasce a Pinot Noir para originar este vinho, que envelheceu por 16 meses em barris de carvalho, sendo 30% novos.

Do rubi escuro que repousa na taça, emergem delicados aromas de frutas com especiarias doces e flores. Amoras, framboesas e cerejas frescas parecem estar maceradas com pétalas de rosa, uma pitada de canela e outra de alcaçuz.

Em boca é extremamente equilibrado e harmônico, todas as arestas bem aparadas, redondo, com uma acidez vibrante que aporta muito frescor e taninos polidos finamente, como veludo, deixam uma deliciosa lembrança no paladar. A persistência em boca é surreal, cerejas frescas com traços lácteos se transformam em morangos robustos com um leve chantilly que vão se expandindo e acariciando as bochechas por 20-30 segundos após cada gole.

Um vinho que virá cada vez mais intrigante, impactante, complexo, com o passar dos anos.

“O vinho facilmente terá mais 10 anos de prazer para oferecer”, sugere Neal Martin ao avaliar o vinho com 92 pontos Vinous. Estamos de acordo!

Um vinho que oferece agradável complexidade, finesse impecável e longevidade. Acompanha bem carré de cordeiro, magret de pato ou um talharim com trufa fresca ralada.

92 pontos - Vinous (Neil Martin) - O Vosne-Romanée Aux Communes 2019 tem um buquê bem definido de cerejas, morangos e pétalas de rosa. O paladar é de corpo médio com taninos aparentes, acidez boa e um final bem estruturado, que sugere que o vinho facilmente terá mais 10 anos de prazer para oferecer.

História

Fundada em 1824, em Savigny-lès-Beaune, a Seguin-Manuel passou por uma grande renovação desde 2004, quando foi adquirida pelo “enólogo artesão” Thibaut Marion.

Proveniente de uma família de viticultores de dez gerações, a Chanson Père & Fils, hoje dedica sua experiência e paixão ao serviço dos grandes vinhos da Borgonha, expressão em cada cuvée seu equilíbrio natural e impecável tipicidade.

Atualmente, os vinhos da propriedade contam com lotes nas aldeias de Beaune, e nos emblemáticos terroirs de Puligny-Montrachet, Pommard, Meursault e Vosne-Romanée.

Alykhan Karim

Curador(a)

Alykhan Karim
Whats App Message