
VON SIEBENTHAL TOKNAR 2013
Um grande Petit Verdot de um terroir com solo granítico, com caráter puro e mineral, que encanta do começo ao fim!
“Toknar”, na língua Aymara significa Pedra, uma palavra que, segundo o enólogo Mauro von Siebenthal, ilustra bem o poder de pureza deste Petit Verdot e sua origem em um vinhedo de pedra (granítico) nas encostas de uma colina.
Os vinhedos possuem alta densidade de plantas por hectare, o que ajuda a produzir uvas de maior complexidade aromática e de sabores, uma vez que as vinhas precisam aprofundar suas raízes em uma disputa por recursos que só traz benefícios para os seus frutos - e consequentemente para nós apreciadores.
O vinho estagiou por 26 meses em barris de carvalho antes de ser engarrafado e comercializado.
Em taça apresenta uma cor vermelho-rubi bastante opaca. No nariz é sedutoramente perfumado, com notas de cereja, groselha, especiarias indianas e flores violeta, juntamente com um toque marcante de cardamomo e também nuances defumadas.
Em boca é levemente picante na entrada, mas vai se expandindo no paladar e tornando-se um vinho maduro e bastante frutado, com destaque para cereja e framboesas. Com excelente acidez, é um vinho vivaz e com nuances florais e minerais que compõem o final de boca longo e marcado por taninos muito elegantes e bastante pronunciados.
Vai bem com preparos picantes ou à base de carnes vermelhas, como carnes servidas com o molho mexicano Adobo, cordeiro ensopado e também Churrasco Chinês de Porco.
Em 1998 a Viña von Siebenthal se tornou realidade, fruto do sonho do advogado suiço e enófilo apaixonado Mauro von Siebenthal.
Harmonia é a palavra-chave para os vinhos da propriedade, combinada com a constante busca pela expressão mais pura do terroir.
Os 4 vinhedos estão na histórica localidade de Panquehue, no Valle do Aconcagua, uma área semidesértica a meio caminho entre os Andes e o Pacífico. As vinhas são cultivadas baseadas nos princípios da agricultura biológica e respeito ao meio ambiente.