Schloss Vollrads “Volratz 1573” Rheingau Riesling 2014
Rheingau , Alemanha

De: R$ 160,00
Por: R$ 139,90
  • Frete Grátis**
  • 3x Sem Juros
  • Checkout Seguro
De uma das vinícolas mais famosas da Alemanha, um Riesling que expressa toda a tipicidade de Rheingau

Descrição

O Schloss Vollrads, uma das propriedades mais famosas de Rheingau e de toda a Alemanha, uma vinícola que dispensa apresentações para os amantes de Riesling.

Rheingau, para quem não conhece, é onde nascem os Rieslings mais encorpados e estruturados, com toda a riqueza aromática e mineralidade da variedade branca. E este exemplar representa a máxima tipicidade dos brancos da região. Sua coloração amarela intensa ganha tons alaranjados entre uma girada e outra na taça.

No nariz, é puro frescor: frutas frescas e suculentas, como lichia e pêssego, equilibram-se perfeitamente ao lado de notas minerais da Riesling que lembram borracha e querosene. Embora bastante frutado, o paladar é delicado e revela notas de pêssego dourado, pomelo, nectarina e limão. A acidez bem acentuada passa limpando o paladar e deixando uma leve sensação de agulhadas, além de contrabalancear a doçura da casta.

Um grande Riesling de dicionário merece uma das suas harmonizações mais tradicionais: joelho de porco.

História

A história da Schloss Vollrads começou em 1211, ano em que foi vendida a primeira garrafa produzida pela família Greinffenclau, proprietária da vinícola até 1997, quando foi vendida para o grupo Nassauische Sparkasse. O castelo (“Schloss”, em alemão) de inspiração romana que sedia a vinícola até hoje começou a ser construído apenas em 1330, tornando-se cenário de uma das principais vinícolas da região de Rheingau e de toda a Alemanha, que em 2001 foi avaliada entre as 100 melhores vinícolas do mundo.

A Schloss Vollrads faz parte de um seleto clube que não precisa incluir a região no nome da vinícola, uma das várias regras alemãs de rotulação. Pode parecer algo sem importância, mas dá para contar na mão as vinícolas com tal honraria.

A cada safra, o Schloss Vollrads vê nascer de 10 a 15 vinhos diferentes - todos feitos 100% de Riesling - de seus 80 hectares de vinhedos localizados na região alemã de Rheingau, ao longo do rio Reno. A linha completa, dependendo das condições climáticas de cada ano, vai desde o Kabinett ao Icewein, passando por Spätlese, Auslese e Trockenbeerenauslese. As uvas são cuidadosamente colhidas à mão, e em etapas distintas, de modo a colher cada grão quando estiver perfeitamente maduro.