Mina Velha Lisboa Tinto 2014
Lisboa, Portugal
Mina Velha Lisboa Tinto 2014
Um leve e descontraído tinto para o verão (pode até gelar um pouquinho mais e levar para o por-do-sol na praia)
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
20 min.
Temperatura
16°

O rubi bem clarinho desperta atenção dos olhos, desacostumados a encontrar tintos portugueses tão leves quanto este (chega a ser quase translúcido).

Ameixas vermelhas frescas, amoras e morangos mais maduros tomam conta da taça, que respira fruta intensa e ganha um toque especial de especiarias defumadas. Um toquezinho herbáceo e outro mineral se desprendem entre uma girada e outra, revelando frescor do vinho que nasceu em Lisboa numa região com forte interferência marítima do corte de Tinta Roriz (Tempranillo) e Touriga Nacional.

O ataque inicial ao paladar empresta doçura à ponta da língua, mas nada enjoativo. Os sabores de fruta vermelha intensa lembram morangos bem vermelhos, suculentos, explodindo no paladar. As notas minerais e de especiarias se fazem ainda mais marcantes aqui e persistem por tempo surpreendente.

Acidez deliciosa e bem equilibrada limpa o paladar, fazendo o vinho ainda mais refrescante (é ótimo para refrescar um pouquinho a mais e levar para acompanhar do por-do-sol na praia).

Não surpreende que a safra de 2014 tenha ganhado duas medalhas de recomendação, uma no Decanter World Wine Awards e a outra no International Wine Challenge: é um vinho fácil, equilibrado e que mostra a faceta mais contemporânea dos vinhos portugueses, sem qualquer envelhecimento em carvalho.

História

A Quinta de São Sebastião esperou por anos para produzir um vinho que sempre quis. Antes mesmo de decidir as cepas que levaria, já sabiam muito bem seu nome: Mina Velha. Acontece que é de uma enorme mina antiga, cheia de galerias, que sai a água que abastece a vinícola e passa pela produção de seus vinhos.

Produtos relacionados