Toscano Sangiovese Ciliegiolo Tenuta Santa Lucia 2013
Toscana, Itália
Toscano Sangiovese Ciliegiolo Tenuta Santa Lucia 2013
"Tomei este vinho na Toscana e imediatamente anotei a palavra "estrela". Eu adoro Sangiovese pelos toques ferrosos, sanguíneos, mas nesta versão, a Ciliegiolo traz frutas com muito vigor, que saltam da taça e brincam com a boca. Numa degustação às cegas que conduzi recentemente este vinho ganhou contra rótulos três vezes mais caros."
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,0%
Descanso
20 min.
Temperatura
17°
Uva/Corte
Sangiovese

Um corte inusitado, uma vinícola ousada, uma uva instigante… Assim nasceu este vinho. A Ciliegiolo, por muito tempo esquecida na Itália, ganhou mais espaço nos solos da Toscana só depois dos anos 2000. Considerada por muitos como uma casta pouco expressiva, mostrou seu potencial nas mãos de produtores que apostaram nesta uva que mais se parece uma cereja.

Isso o próprio nome já diz. Traduzido para o português, “ciliegio” quer dizer “cereja”. Quando o líquido cai à taça, logo se entende o por quê. A cor já lembra uma amarena bastante madura, nos aromas, traz folhas secas, mais cerejas e em boca, a mesma frutinha agracia o palato com maciez. Agrega notas frutadas e vivacidade à Sangiovese sempre tão austera, ferrosa.

Framboesas, morangos, um pouco de amora, tanino na medida para ser notado, mas não agressivo. Agrada facilmente, principalmente aos amantes de Primitivo e Nero D’Avola.

É como uma bela cereja amarena engarrafada!

Graduação alcoólica: 12,5%

História

A vinícola Castellani já é antiga, abriu as portas no final do 19. Mas tão antigo quanto no mundo dos vinhos é seu fundador, Alfred Castellani, vinhateiro de longa data.

Depois de se tornar grande referência para cultivo e colheita de uva na região de Montecalvoli, decidiu fazer seus próprios vinhos, e logo ganhou reconhecimento por todas as proximidades de Pisa.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados