Primitivo 16 Polvanera 2009
Puglia, Itália
Primitivo 16 Polvanera 2009
“Considerado o ‘Melhor da Itália’ por um dos guias principais do país, este aromático Primitivo exalta frescor junto com o dulçor e poder da uva. Um vinho opulento”.
Best seller badge

91

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
16,0%
Descanso
60 min.
Temperatura
17°
Uva/Corte
Primitivo

Primitivo está na moda e é fácil entender porquê. Frutadíssimos! Uma exuberante explosão de cerejas, amoras e ameixas secas é o cartão de visita da uva.

Esta é uma versão “marcante com sua forma delicada e feminina, que mostra o dulçor e opulência da uva sem ser poderosa ou pesado demais”, segundo os críticos da Wine Advocate, que deram 91 Pontos ao vinho.

O vinho é a estrela principal Polvanera, produtor localizado em Gioia delle Colle, DOC dentro da Puglia. Lá tem o mesmo solo de calcário e o sol castigante encontrado na Manduria, mas o vento extremo e elevação de altitude fazem uma diferença intrigante: mais frescor ao vinho.

O nome Polvanera significa "solo preto" e o vinho também é escuridão total, profundo, intenso, com aromas de alcaçuz, mirtilos, tabaco e violetas, um nariz incrivelmente complexo para um Primitivo. Na boca, toques defumados e muitos berries, uma floresta inteira. Um corpo médio e taninos súteis fazem com que este vinho seja notavelmente leve pelo teor alcoólico de 16%.

Junto com os elogios da Wine Advocate, este vinho ganhou o prêmio de "Eccellenza d´Italia" (Melhor da Itália) por um dos principais guias do país.

Apesar dos 7 anos de guarda, o vinho evoluirá por mais 3 - 5 na sua adega. Recomendamos decantar por pelo menos uma hora para liberar os aromas e amaciar o vinho.

História

Filippo Cassano vem de uma longa tradição familiar com raízes na agricultura. Em 2003 deu início ao projeto de utilizar uvas autóctones na produção dos vinhos e para isso comprou uma fazenda na zona de Gioia del Colle que, entre 1860 e 1880, acolheu valiosas vinhas de Primitivo.

Polvanera significa “solo preto”. A vinícola recebeu este nome por conta do terreno escuro de uvas Primitivo que a cerca. A elegância rústica presente nas instalações da fazenda está presente também nos vinhos.

Produtos relacionados