Quinta São José de PêraManca Pêra Grave 2015
Alentejo, Portugal
Quinta São José de PêraManca Pêra Grave 2015
Um dos maiores representantes do moderno Alentejo, uma das regiões de melhor relação valor/ qualidade de vinho do mundo.
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
8 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Alicante Bouschet
Aragonêz
Cabernet Sauvignon
Syrah

A palavra Pêra que compõe o nome Pêra Grave quer dizer "pedra" em português antigo. Também é nome de uma raça ancestral de cavalos árabes do Alentejo. Outra variação dessa expressão é Peramanca - pedra rolante - um tipo de cascalho branco, comum no Alentejo.

Este é o caso do Pêra Grave 2014, elaborado por Nuno Cancela de Abreu, eleito em 2016 o “melhor enólogo de Portugal” pelo Guia W Awards, do crítico Aníbal Coutinho.

O vinho encanta pelo seus matizes de cedro, cacau, fruta negra no olfato, que remete aos grande vinhos tintos da atualidade. Preza pela elegância de madeira, sutil e saborosa, envolvida em camadas de frutas frescas no paladar. Os taninos lembram chocolate amargo, com toques de frutas silvestres, muito raros de se obter no Alentejo.

Um vinho que remete os grandes tintos do Médoc. Pode decantar e aproveitar dele agora, ou guardar por 10 anos. Fica lindo com cortes de carne alta, bacalhau churrasqueado ou abórora assada com carne defumada.

História

Citada numa paródia anônima, dos Lusíadas, de Camões, datada de 1589, a propriedade é descrita por fornecer vinhos aos beberrões:

Borrachas, borrachões assinalados/ Que de Alcochete junto a Villa Franca/ Por mares nunca d’antes navegados/ Passaram ainda além de Peramanca [...] Em Évora [...] Onde pipas e quartos despejaram [...] e andaram esgotando O império de Baccho [...]

Histórica e tradicional, foi revitalizada em 1994 e, desde então, tem produzido alguns dos mais deliciosos tintos alentejanos.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados