Cava d’Onice Brunello di Montalcino 2012 (Orgânico)
Toscana, Itália
Cava d’Onice Brunello di Montalcino 2012 (Orgânico)
Carregado de história familiar, este Brunello “boutique” foi votado TOP 3 da VinItaly e é entre nossos favoritos da safra
Best seller badge Organico

93

js

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
18°
Uva/Corte
Sangiovese

A safra 2012 foi estupenda em Montalcino, recebeu 5 estrelas pelo Consorzio di Vini Brunello di Montalcino - a organização de produtores mais importante da região. A safra é considerada entre as 3 melhores dos últimos 15 anos.

Entre muitos vinhos excelentes, o achado de hoje chamou nossa atenção. Produzido por um duo - pai e filho, enólogo e agrônomo - por muitos anos (ambos) trabalharam para Frescobaldi, o vinho é uma obra de paixão e dedicação extraída das pequenas micro parcelas de vinhas orgânicos que possuem em 8 sub regiões de Montalcino.

É uma composição que entrega tanto o clássico quanto o moderno, igual partes Mozart e Miles Davis. Entrega prazer imediato, fruta plena, cerejas, morangos e ameixas gordas e suculentas, junto com os toques de canela, chocolate branco e uma levinho baunilha, herança da passagem por carvalho. Mas também possui estrutura, corpo, taninos aveludados e lindos, mostra uma elegância junto ao poder característica da região. Um vinho complexo e meditativo. Abra uma garrafa agora e deixe uma Caixa na adega para evoluir ao longo das próximas 5 - 8 anos.

TOP 3 Brunellos da Vinitaly - Revista Vanity Fair

93 PTS James Suckling - ‘Vivaz e brilhante, com bastante morango e cereja. Corpo médio para encorpado, taninos sedosos, com nuances de balsâmico e frutas do bosque secas. Excellente agora!”

História

Fundada em 2002, a Cava d’Onice é o trabalho do Simone Nanneti, sua esposa e seu pai, uma família de produtores que prestaram seus serviços como “winemakers” do Frescobaldi por mais que 30 anos.

Os vinhos da propriedade são lindos meios termos entre o clássico e o moderno. A metade o blend passa pelos “tonnos” de 30hL de carvalho esloveno, o processo da velha guarda da região, enquanto a outra parte é envelhecido em barricas de 500L de carvalho francês, permitindo tanto evolução na guarda quanto a possibilidade de aproveitar enquanto jovem

O nome Cava d’Onice denota a caverna de ônix, abandonada há séculos, que fica no meio das vinhas em um dos vinhedos da família. A mineração da pedra ocorreu no século XV e foi utilizado para construir a abadia de Sant’Antimo, patrimônio histórico da UNESCO. Como homenagem, o próprio rótulo leva a gravura de pequenos cinzéis.

Produtos relacionados