Château Haut Montplaisir "Prestige" Malbec 2011
Cahors , França

De: R$230,00
Por: R$179,90
Se adora a Malbec, vale muito conhecer este francês, tão complexo e diferente dos rótulos argentinos que já conheceu!
we
93

Descrição

Criado no berço da Malbec, em Cahors, este vinho é a expressão mais primogênita da uva. Mas engana-se quem pensa em encontrar um Malbec com ares Argentinos. Escuro como a noite, rústico e austero, nos lembrou Bordeaux.

"De um dos melhores produtores de Cahors, trata-se de um vinho equilibrado e estruturado", disse a Wine Enthusiast que lhe brindou 93 pontos.

Ervas frescas e folhas de chá formam os aromas, mineralidade e toques defumados se juntam a tradicional ameixa preta em boca. É carnudo e poderoso, com ótima estrutura e sabores complexos, mas ele não se entrega de vez: não tem nada de fruta em compota aqui. É comportado, refinado e abre aos poucos.

Malbec geralmente não é um vinho para longa guarda mas este aqui, fruto dos melhores solos do produtor, vindo de vinhas com mais de 40 anos de idade, evoluirá com sucesso por mais 3 -5 anos. Apesar de ser da safra 2011, ainda precisa de 90 minutos do decanter. Ao abrir, pensa em um filé alto com gorgonzola.

Curador: Alykhan Karim

História

Localizada no sudoeste da França, Cahors é o berço da Malbec, antes mesmo da Borgonha ou Bordeaux se tornarem destaques na produção de vinhos no país.

Com os investimentos na Argentina para produção da uva e os altos impostos para importação de produtos Europeus, os malbecs de Cahors quase não chegam ao Brasil. Esta é sem dúvida uma oferta inigualável.

O Chateau Haut-Montplaisir possui 44 hectares em Cahors, no terceiro terraço do vale, o mais alto e melhor em virtude de seus solos bem drenados. Todos os vinhos da Haut-Monplaisir são compostos por 100% de Malbec, mantendo-se fiel à natureza distintiva da uva.