Bodega Castaño "Solanera" Viñas Viejas 2012
Yecla, Espanha
Bodega Castaño "Solanera" Viñas Viejas 2012
A Fúria espanhola vem de Yecla.
Best seller badge

94

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,5%
Descanso
60 min.
Temperatura
16°
Uva/Corte
Corte

A Monastrell, conhecida como Mourvèdre, no Rhône, é considerada uma das uvas que geram os vinhos mais encorpados do mundo. Na França, ela entra no corte do Châteauneuf-du-Pape, e em Yecla, gera vinhos densos, que precisam de madeira por meses a fio para amaciar sua força. A idéia de adicionar Garnacha ao corte, é justamente para arredondar as arestas. A Cabernet entra para dar frescor, acidez e aromas de menta.

O corte é delicioso, potente, denso e estruturado, pra quem admira e aprecia tintos grandes de alta graduação alcóolica. No nariz percebemos especiarias (cravo e canela) e fruta preta. Em boca, ameixa preta, toques de cacão (pelos 10 meses em barrica francesa e americana), mirtillo e amoras.

Segundo o Robert Parker, que deu 94 Pontos ao vinho, é "encorpado, intenso, incrivelmente puro, com muita textura” e que “ pelo sabor, deveria custar de 3 a 5 vezes mais que o preço atual”.

Perfeito para assados de carne com osso, aves de carne vermelha como pato, perdiz, e com uma boa seleção de queijos duros, tipo manchego, pecorino e grana padano.

História

A Bodega Castaño foi a pioneira na região ao resgatar a Monastrell, uma variedade que estava sendo esquecida na Espanha, depois da filoxera. Difícil de cultivar em outras áreas, é uma uva que se adapta bem ao calor tórrido do Mediterrâneo, e Ramón Castaño, fundador da empresa, é um cuidadoso viticultor, e considerado o maior especialista em Monastrell da Espanha.

Yecla tem origem no tempo dos Mouros, no século VI, e originalmente se chamava Yakka, e já era habitada no tempo dos Fenícios, há mais de 2 mil anos.

Produtos relacionados