Sexteto Moscato de Alexandria Cristofoli 2015
Bento Gonçalves, Brasil
Sexteto Moscato de Alexandria Cristofoli 2015
“Fresco, leve, agradável. O vinho para reunir família, amigos, sentar na varanda, bater papo e nem ver o tempo passar com ele à taça. Quer mais carismático do que Moscatel? Difícil, né?!”
Best seller badge
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
11,0%
Descanso
15 min.
Temperatura
Uva/Corte
Moscatel

Foi em Faria Lemos, pertinho da já conhecida Bento Gonçalves, que encontramos este vinho. E tudo indica ser ele a nova estrela da vitivinicultura nacional. Há exatas quatro gerações, a família Cristofoli dedica-se a descobrir o potencial dos vinhos da Serra Gaúcha (o imigrante italiano Angelo Cristofoli trouxe a tradição de seu país de origem e a deixou como herança para seus familiares).

As uvas da família Moscato são aromáticas por natureza, mas este surpreendeu as nossas expectativas. Nota-se como é bem feito, pois mesmo entre tantos aromas não perdeu a delicadeza. Basta girar um pouco a taça para perceber seus aromas. Maçã verde, limão, maracujá e suas flores.

Apesar da doçura do nariz, é seco em boca. Repete a maçã verde no retrogosto e espalha o azedinho do maracujá que é facilmente equilibrado à boa acidez do vinho.

História

Foi no final do século 19 que os italianos Angelo Cristofoli e Maria Dalla Senta se mudaram para Bento Gonçalves, juntos com a primeira leva de imigrantes que povoou as lavouras da região sul do país.

Um dos seus 13 filhos, Angelo, comprou as terras da família e iniciou a plantação dos parreirais, dando início à história da Cristofoli Vinhedos e Vinhos Finos. A vitivinicultura, que chegou à quarta geração, está hoje aos cuidados de Loreno e Mário, os filhos mais novos de Duílio, neto de Angelo.

Produtos relacionados