Montepeloso “A Quo” 2015
Toscana, Itália
Montepeloso “A Quo” 2015
Feito por Fabio Chiaretto, um vinho estupendo de Suvereto, na Maremma, região do lado da Bolgheri na costa da Toscana
Best seller badge

94

js

92

ag

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,5%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
6 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Cabernet Sauvignon
Marselan
Montepulciano
Sangiovese

Os vinhos da Maremma são conhecidos mundialmente, mas é a sub-região da Bolgheri que geralmente vem à mente. Lá nasce Sassicaia, Ornellaia, Guado al Tasso, muitos dos outros grandes “super-toscanos” à base de cepas bordalesas, vinhos poderosos e potentes.

Porém a Maremma é muito além de Bolgheri!

Hoje muitos dos melhores produtores estão localizado 15 minutos ao sul, em Suvereto, região a 300 metros de altitude, que recebe ventos frescos e produz vinhos de excelente acidez e longevidade.

Escondido nestas colinas, do lado do mítico Tua Rita, fica a pequena propriedade de 15 hectares de Montepeloso.

Montepeloso é reconhecida internacionalmente pelos seus blends das uvas internacionais e locais. Lindos e expressivos, oferecem elegância e maciez em vez de álcool e potência.

Este destaque é o vinho principal, um lindo achado de corpo pleno, feito pela Montepulciano (30%), Cabernet Sauvignon (30%), Sangiovese (20%), Marselan (10%) e Alicante Bouschet (10%).

A safra 2014 foi importada recentemente pela Sonoma e foi um sucesso enorme entre nossos clientes. Agora a vez da 2015. Achamos ele ainda melhor.

Ao degustá-lo, percebi notas de floresta, carne de caça, também cereja fresca e morango. Em boca entrega figo turco, ameixa preta e amoras, com traços de anis estrelado e cardomomo, herança sútil de passagem por carvalho, feito por forma adepta (nunca carvalho nova). A safra foi bem ensolarada e não houve chuva durante o verão todo, pela longa maturação das uvas o vinho exibe muita fruta plena, mas com acidez excelente para equilibrar. É exatamente isso que pensamos quando pensamos em um grande tinto Toscano.

Abrir agora (recomendo decantar) ou deixar na adega 5 - 8 anos.

94 Pontos - James Suckling - “Complexos e luxuosos camadas de chocolate, especiarias e nuances de carne grelhado dão lugar a um corpo pleno com bastante profundidade e excelente persistência. Mostra intensidade e estrutura com o um core bem sólido de fruta madura. Tomar agora ou guardar na adega.”

História

O enólogo suíço-italiano Fabio Chiarelotto, proprietário e fundador da Montepeloso, admite que é “fácil de produzir vinhos concentrados em um clima tão quente… mas é muito mais difícil conseguir elegância e finesse”.

Para aproveitar ao máximo o potencial do terroir, ele revisou os vinhedos em 1997 - reconversão, poda e até mesmo reforma de muitas videiras. Na adega, ele faz macerações relativamente curtas, utiliza somente leveduras naturais durante a fermentação e oferece vinhos não filtrados.

Os vinhos do Chiaretto são raridades, pouco disponíveis, encontrados hoje somente nas lojas boutiques de Suíça, Alemanha, Londres e Nova York. Agora, pela Sonoma, também no Brasil

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados