Livio Sassetti “Pertimali” Brunello di Montalcino 2012
Toscana, Itália
Livio Sassetti “Pertimali” Brunello di Montalcino 2012
O #1 Brunello da safra, com 98 Pontos pelo James Suckling, o Pertimali é a composição de dois estilos de Brunello, feito por uma lenda em Montalcino.
Best seller badge Organico

95

ws

98

js

de R$ 850,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,5%
Descanso
240 min.
Tempo
de barrica
36 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

Em 1968 Lívio Sassetti foi um dos primeiros 11 produtores a assinar carta oficial que se tornou o Brunello di Montalcino um vinho reconhecido pelo governo italiano.

Um dos maiores produtores da velha guarda, com mais de 60 anos de cultivo e produção na região, o Sassetti, hoje com 83 anos, ainda passa todo dia entre as vinhas.

A prova da sua habilidade está na garrafa. Muitos vinhos ganharam altas premiações em 2012 (a safra recebeu 5 Estrelas pelo Consorzio di Brunello di Montalcino), mas nenhum mais do que o Pertimali. Escolhido como #1 Brunello da safra 2012, entre mais que 300 outros excelentes exemplares, recebeu 98 Pontos pelo James Suckling, hoje o maior especialista nos vinhos toscanos.

Este Brunello já está esgotado no mundo todo. Felizmente, no início do ano, a Sonoma conseguiu uma parcela minúscula. Não haverá mais; as garrafas na Sonoma agora serão as únicas no Brasil.

O vinho é uma composição nascido em duas parcelas distintas da DOCG.

Uma parte vem do Montosoli, o Cru mais famoso de Montalcino, localizado no centro norte da região. Aporta frescor e alta acidez e elegância, também aromas de cerejas, confeito de morango e framboesas frescas em boca.

A outra parte do seu blend vem de Castelnuovo dell’Abate, considerado o melhor terroir do sul de Montalcino. Os ventos quentes que sobem do continente africano acariciam a subzona, levando para cima a doçura das uvas e a graduação alcoólica. Desta parcela que vem a canela e melaço que sentimos no nariz, os aromas de couro e tabaco, e o figo fresco em boca.

Um vinho para deixar 5 a 8 anos na adega, ou decanter por 4 - 6 horas se for servir logo. Entrará no ápice em 2025 e vai evoluir com com sucesso até 2040.

Um dos maiores Brunellos já produzidos.

98 Pontos - James Suckling - “Aromas complexos de figos dessicados, frutas negras, nuances de nozes e carne seca. Encorpado, denso, polido. Taninos aveludados e um final de boca saboroso. Refinado e maravilhoso! Pode tomar agora mas possui um futuro incrível.”

História

O Livio Sassetti é um dos produtores mais famosos e antigos de Montalcino. Desde 1980 todo seu cultivo tem sido orgânico, bem antes virar moda. Seu modo de vinificação é tradicional: utiliza cascas grandes de 60 -70 hl de carvalho esloveno de 3˚ ou 4˚ uso, o que permite com que os vinhos tenham estrutura sem a “baunilhada” muitas vezes encontrado nos vinhos que passam por barrica francesa nova.

O Sassetti também produz outros vinhos de Sangiovese, inclusive um Montecucco e Rosso di Montalcino, junto com um excelente Prosecco, da região de Valdobbiadene.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados