Trio Montepeloso “Eneo” 2015 - Venda Antecipada
Toscana, Itália
Trio Montepeloso “Eneo” 2015 - Venda Antecipada
Um dos vinhos mais prestigiados da costa Toscana, este corte inusitado, à base da Sangiovese, é polido, sensual e expressivo. Pode ser aproveitado agora ou ao longo de 15 anos.

95

rp

93

js

93

ag

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,0%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
14 meses
Temperatura
16°
Uva/Corte
Alicante Bouschet
Marselan
Montepulciano
Sangiovese

* Venda antecipada. Detalhes no final

Conhece a Maremma?

A região na costa Toscana é famosa principalmente pela Bolgheri, onde nasceu tanto o Sassicaia quanto o Ornelaia, os originais Super Toscanos, tintos concentrados e potentes, feito de castas francesas, que estão entre os mais valiosos vinhos da Itália.

Mas engane-se se você acha que a Maremma é só Bolgheri.

Rende também uma das versões mais expressivas e interessantes de Sangiovese no mundo. A ampla exposição solar resulta em uvas maduras e concentradas, em alguns casos, frescos e elegantes, devido à influência marítima.

Assim que é esta obra, um sensual e voluptuoso achado, entre os vinhos da Maremma mais prestigiados pela crítica internacional.

A Sangiovese representa a base do corte (65%) enquanto a Montepulciano aporta cor e fruta pronunciada. A Marselan, tradicionalíssima da região, traz flores silvestres e maciez. Já Alicante Bouschet entrega volume, estrutura e enorme capacidade de envelhecimento.

O resultado é um vinho elegante e expressivo, de corpo médio, que oferece um lado sério. A acidez é excelente, equilibra a graduação alcoólica de 15%, os taninos bem presentes, expressivos, típicos da Sangiovese. Cereja fresca e exuberante dá lugar à pimenta branca, um leve spicy, um longo final, macio e totalmente sedoso, de 15- 20 segundos ou mais.

Foram feitos apenas 10.000 garrafas, na hora de escrever este texto (Abril 2018) sobram hoje menos que 1.500 na adega do produtor.

É um Sangiovese blend como poucos, para poucos. Vai longe. Pode aproveitar agora ou guardar por até 15 anos.

95 Pontos - Robert Parker - “ Incrivelmente concentrado e ainda assim sensual. O corte pouco comum oferece aromas exuberantes, finesse maravilhoso. A safra quente agrega à intensidade deste vinho incrivelmente bem pensado. Em boca, macio, integração perfeita.”

93 Pontos - James Suckling

93 Pontos - Antonio Galloni

* A venda antecipada permite a Sonoma oferece vinhos raros e exclusivos em ofertas extremamente atraentes. Este vinho está sendo importado e, portanto, não é possível garantir uma data de entrega. Estimamos entre Junho e Julho 2018

História

Escondido nas colinas de Suvereto, perto de Bolgheri e do lado da badalada Tua Rita - uma das áreas mais quentes da Toscana - é a propriedade de 15 acres de Montepeloso.

O enólogo suíço Fabio Chiarelotto admite sobre seu vinho que é “fácil produzir vinhos concentrados em um clima tão quente… mas é muito mais difícil conseguir elegância e finesse”. Para aproveitar ao máximo o potencial do terroir, ele revisou os vinhedos em 1997 - reconversão, poda e até mesmo reformar muitas videiras. Na adega, ele faz macerações relativamente curtas, emprega leveduras naturais durante a fermentação e oferece vinhos não filtrados.

O tinto principal da propriedade foi nomeado Eneo para a safra 2000. É envelhecido em barricas francesas de 2˚e 3˚ uso por 12 - 16 meses.

Os vinhos do Chiaretto são raridades, pouco disponíveis, encontrados hoje somente nas lojas boutiques de Suíça, Alemanha, Londres e Nova York

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados