Trio Domaine Pére-Caboche Châteauneuf-du-Pape 2015
Châteauneuf-du-Pape, França
Trio Domaine Pére-Caboche Châteauneuf-du-Pape 2015
Esgotado no mundo, a Sonoma oferece um pequeno lote deste macio e elegante 93 PTs Châteauneuf.

93

rp

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
12 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Grenache
Mourvèdre
Syrah

A safra 2015 em quase toda Europa foi incrível. Parker, grande crítico americano, avaliou a 2015 em Châteauneuf-du-Pape como excelente, notando que os vinhos oferecem ampla potencial de guarda.

Nesta safra, Marie-Pierre, do Domaine Pêre-Caboche, conseguiu fazer um dos melhores Châteaneufs que já provei na memória recente, feito em um estilo que eu adoro.

Prezando a elegância e mínima intervenção na produção, deixando o maior parte do trabalho ocorrer ao longo do ano nas vinhas, este vinho mostra a capacidade dela e do seu terroir, entre os mais prestigiados da AOC.

Neste blend de 80% Grenache, 15% Syrah e 5% Mourvedre, o corte tradicional da Châteauneuf, percebi um corpo médio e um palato cheio de frutas vermelhas silvestres, cerejas e framboesas e morangos suculentos. A acidez é brilhante, as pitadas de cardamomo, anis estrelado e pimenta branca deliciosas.

Macio, elegante, o vinho não é a comum “bomba de fruta,” nada doce e nada alcóolico demais, como muitas vezes são os poderosos vinhos desta região. Apesar do estágio de 12 meses em inox e carvalho, a presença da madeira é muito sútil (devido ao uso de “foudres,” grandes barris que aportam estrutura sem apagar a vivacidade da fruta fresca).

Não poderia recomendar este vinho com mais força. Servir ao lado de um carré de cordeiro (com geleia de menta) ou com um arroz de pato.

Apenas 60 garrafas disponíveis.

93 Pontos - Robert Parker - "Quero admitir logo de cara que este é o estilo elegante de Châteauneuf que eu mais gosto, este vinho é minha praia. Não é extremamente maduro nem concentrado demais, oferece um paladar vivaz de framboesa e cereja, nuances de cravo-da-índia e especiarias doces, um meio palato firme e um final sedoso. Pode tomar agora e ao longo da próxima década.”

94 Pontos Sonoma - Alykhan Karim

História

A região de Châteauneuf-du-Pape é pequena, se comparada a outras do sul da França. O solo é coberto por uma camada de 30 centímetro de pedras arredondadas, chamada de "ovos de pata", tanto pelo formato como pelo tamanho.

As videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomarem altura por causa dos fortes ventos que vem do Mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras durante o dia segue amadurecendo as uvas pela noite...resultado: perfeito amadurecimento das uvas com ⅓ a menos de líquidos e intensificação da cor e taninos.

O terroir do Domaine Pére-Caboche é particularmente abençoada por estar localizada na parte mais valiosa da AOC, no plateau chamado “la Cra,” onde os solos são formados parte pelos “ovos de pata” e também cascalho, argila e arenito. Rendem vinhos complexos, longevos.

A Domaine, fundada em 1652 pela família Chambellan, hoje conta com 63 hectares, 17 de quais estão localizadas na AOC Châteauneuf-du-Pape.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados