Trio Baricci Brunello di Montalcino Cru “Colombaio Montosoli” 2013
Toscana, Itália
Trio Baricci Brunello di Montalcino Cru “Colombaio Montosoli” 2013
Top #3 Brunello da safra 2013, este 97 Pts estrela nasceu na melhor parte de Montosoli, o Cru mais importante e valioso de Montalcino. Sem dúvida, um dos maiores Brunellos de todos os tempos!

95

ws

97

we

95

ag

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,0%
Descanso
180 min.
Tempo
de barrica
36 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

* Venda antecipada. Detalhes no final

“Se você quiser provar a elegância, energia e estrutura pela qual o Brunello di Montalcino atingiu sua fama, 2013 é a safra.”

Foram as palavras da Kerin O’Keefe, especialista em vinhos italianos da Wine Enthusiast. Segundo ela, a 2013 foi ainda melhor do que a badalada 2012, rivalizando a 2010 para “melhor safra do século XXI” na região.

Entre 181 Brunellos provados, ela colocou o Baricci nos Top #3.

Hoje somente a Sonoma oferece este vinho. Nossa alocação é minúscula, apenas 150 garrafas disponibilizadas.

Baricci possui o que muitos consideram o melhor terroir em todo Montalcino, a fatia mais cobiçada do Cru Montosoli, na zona norte da aldeia, localizada em uma famosa colina que recebe muita exposição solar e muito vento. O sol permite uma longa maturação, enquanto o frescor resulta em vinhos com acidez excelente, componente essencial para os longevos.

Não é exagero dizer que os Brunellos do Baricci podem evoluir por 30 anos na guarda.

“O melhor terroir do Montosoli pertence ao Baricci… Se você quiser provar um single-vineyard Brunello Cru de referência, sugerimos começar com o seu Colombaio Montosoli” diz Stephen Spurrier, da revista Decanter.

Este da safra 2013 abre em nuances florais, seguido por trufas, couro, floresta, mineralidade. A acidez está ótima, o vinho, delicado e, apesar da graduação alcóolica pronunciada, se mostra elegante e ephemeral.

Cereja fresca, toques de anis estrelada, cranberry e tabaco fazem presença, evoluindo ao longo de 20 ou 30 segundos no paladar.

Um dos Brunellos mais persistentes e intrigantes que já provamos, faz jus à fama da propriedade. Para tomar entre 2022 - 2045. Se for abrir uma garrafa agora, decantar por 3 horas.

Top 3 Brunellos da safra 2013 - Wine Enthusiast

97 Pts + Cellar Selection - Wine Enthusiast - “Palato vibrante e energético, combina poder e finesse com equilíbrio impecável, taninos nobres, acidez maravilhosa.”

95 Pts Vinous (Antonio Galloni) - “Opulento, denso, cativante, harmonioso, com excelente persistência. Um Brunello incrivelmente puro e muito sério, no estilo clássico da safra.”

* A venda antecipada permite a Sonoma oferecer vinhos raros a valores extremamente atraentes. Este vinho está a caminho da Itália. Não é possível garantir uma data de entrega. Estimamos na primavera de 2018

* Uso de cupom não permitida com este produto

História

Baricci é velha guarda em Montosoli. Entre os 3 primeiros entrantes no Consorzio di Vino Brunello di Montalcino em 1964, é o único produtor que tem 100% do seu terroir dentro do histórico e mais importante Cru da região, a Montosoli. Diz a revista inglesa Decanter, “o melhor terroir de Montosoli pertence ao Baricci... Se você está na busca de um “Brunello single-vineyard cru” de referência, comece com o Baricci.”

Apesar da fama, a produção da família Baricci segue minúscula: apenas 14 mil garrafas de Brunello por ano, sendo 12 mil vendidas ano após ano aos EUA, a maioria do resto indo para Suécia e Alemanha.

Hoje a Sonoma representa o Baricci, o único importadora da América do Sul que conseguiu uma pequena alocação dos seus vinhos. Aproveitem!

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados