Torrevento Primo Primitivo 2016
Púglia, Itália
Torrevento Primo Primitivo 2016
Gosta dos Primitivos da Puglia? Esse tinto tem a típica fruta dessa variedade na medida certa!
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
30 min.
Tempo
de barrica
4 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Primitivo

Você provavelmente já deve ter ouvido falar da correspondência entre umas das atuais queridinhas do Brasil, a Primitivo e a americana Zinfandel, não?!

Essa variedade é na verdade Croata! Da região de Dalmácia e foi nomeada pela primeira vez como ‘Primativo’ em 1799, por um botânico puglio, que descobriu em seu vinhedo uma variedade de amadurecimento precoce, que em pouco tempo se popularizou na região e transformou-se na Primitivo que conhecemos hoje.

A uva encontrou, principalmente no Valle d’Itria, um berço, de clima mediterrâneo e cárstico, com solos pedregosos e de terra vermelha, onde seu típico dulçor frutado pode ganhar a medida certa!

Essa qualidade é marcante neste tinto!

Em taça, tem aromas leves de madeira, suavemente salino com notas de couro, já em boca é leve, com taninos presentes, acidez de fruta madura, um frutado denso mas sem exageros, com um final de chocolate amargo em pó.

Boa companhia para uma massa à Bolonhesa!

História

A vinícola Torrevento reside um mosteiro do século XVIII, em pleno Parque Nacional da Alta Murgia na Puglia, marcado por grossas paredes de pedra e circundado por 57 hectares de vinhas. Adegas subterrâneas e rochosas abrigam seus vinhos em barris de carvalho e pequenas barricas. E por um cenário como esse, são hoje uma referência de união entre natureza, tradição e as mais modernas técnicas vinícolas atuais.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados