Tokaji Szamorodni Seco 2012 - 500ml
Tokaji, Hungria
Tokaji Szamorodni Seco 2012 - 500ml
Tokaji seco? Delicioso como um Jerez Oloroso envelhecido.
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,5%
Descanso
30 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
12°
Uva/Corte
Furmint
Hárslevelü

Fomos surpreendidos por um vinho incrível. Na taça os aromas em profusão de casca de laranja, bolo de festa, abacaxi em calda com creme de leite...mas o paladar é seco, não é doce. E que paladar!

Entra no palato quase salino, depois de uns segundos começa a liberar caju fresco, notas de avelã que lembram um Jerez Fino ou Oloroso envelhecidos. Vale frisar que "Száraz" quer dizer seco, e que Szamorodni quer dizer uvas passas ou quase passas.

Esse é o resultado dos cachos de uvas Furmint fermentados inteiros, até todo açúcar se transformar em álcool, por isso sai um pouco dos 11o - 12o, e fica em 13,5o.

Gostamos de harmonizar este lindo vinho com uma boa seleção de azeitonas pretas salgadas e fortes, lascas de presunto cru, escabeche de sardinhas, sardinhas na brasa, e todo sortimento de embutidos apimentados e salgados, ao estilo das tapas espanholas.

História

Tokaj-Hegyalja é a primeira e mais bela região vinícola da Hungria. O segredo da região está na boa localização dos vinhedos, a estrutura do solo vulcânico, os raios solares de outono e os efeitos favoráveis ​ do rio Bodrog nas proximidades.

Em 2002, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO enumerou a Região Tokaj-Hegyalja como um marco cultural na Lista do Patrimônio Mundial. A sobrevivência da tradição vitícola nos últimos mil anos justificou que fosse declarada parte do património mundial.

Neste contexto, a moderna e reconhecida Grand Tokaji é uma das principais vinícolas da região, e uma das que está recolocando a qualidade da Hungria no roteiro dos amantes do vinho em todo o mundo.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados