Tenute Girolamo “La Voliera” Primitivo di Salento 2015
Puglia, Itália
Tenute Girolamo “La Voliera” Primitivo di Salento 2015
Um Primitivo gastronômico, o melhor em sua faixa de custo qualidade do mercado hoje, com 90 pontos.
Best seller badge

90

lm

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,5%
Descanso
20 min.
Tempo
de barrica
4 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Primitivo

A uva Primitivo é um sucesso no Brasil já faz alguns anos, pois sua fruta madura e leve toque de doçura, além de textura encorpada e macia lembram muitos enófilos da uva Malbec. Realmente é a alma gêmea italiana.

O problema é que muitos produtores de Primitivo exageram na doçura, pois o calor causticante da Puglia resulta em uvas com altas concentrações de açúcares residuais. É difícil achar um Primitivo que entrega a tipicidade da uva mas que também oferece equilíbrio...

Nós achamos! O La Voliera certamente oferece aquele “sweet point” pela qual a uva é famosa, mas é mais seca, mineral e cheia de expressão. Isso pela altitude dos vinhedos do Tenute Girolamo, 500m, os mais altos de todo Puglia. Os ventos protegem os cachos do calor abrasivo e mantém a acidez e o frescor das uvas.



Ao degustar este vinho percebemos um vinho rubi escuro com aromas de fruta seca suave, morango, principalmente. Também tabaco e especiarias secas, com um nuance de mineralidade.

O sabor é seco, com toques cítricos e de frutas silvestres frescas. Mostra uma leveza pouco comum se comparar aos outros Primitivos do mercado. Tem taninos bem extraídos da fruta, ideal para comida – de uma lasanha de legumes grelhados até uma carne assada. Gosta de Chianti ou de Barbera? Vai se encantar com este exemplar.



Arriscamos dizer que é o Primitivo de melhor custo qualidade disponível hoje em nosso mercado. Imbatível em sua faixa!

90 Pontos - Luca Maroni

História

A Tenute Girolamo está no coração do Vale Ítria, e as primeiras videiras foram plantadas em 2001. A dedicação e a energia da família Girolamo se revelam nos 50 hectares de vinhas a 450 - 500 mt no nível do mar. A vinícola é moderna, embora lute para preservar o estilo tradicional do vinho sul italiano. Hoje usa carvalho americano e esloveno para os seus vinhos.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados