Tenuta di Sesta Brunello di Montalcino 2012
Toscana, Itália
Tenuta di Sesta Brunello di Montalcino 2012
Feito por um ramo da família Ciacci, a mesma atrás da badalada propriedade Collosorbo, Tenuta di Sesta hoje é considerado entre os grandes produtores do sul de Montalcino. Este Brunello da 2012 é uma joia para degustar

92

rp

90

we

92

js

92

ag

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
36 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

Montalcino é uma região diversa e seus Brunellos são distintos. Os solos e microclimas variam muito entre norte e sul, oeste e leste.

Este nasceu em Castelnuovo dell’Abate, considerado por muitos (inclusive eu) a melhor das 5 sub - regiões no sul da DOCG. Aqui a elevação e frescor dos ventos boa acidez, componente essencial para equilibrar a fruta madura e altas graduações alcoólicas atingidos por causa da exposição solar.

A propriedade de Tenuta di Sesta está no nosso radar já há anos, tive o prazer de visitar ela uns anos atrás e passar o dia com a Francesca, que hoje fica na frente da produção.

Seu Brunello 2012 é lindo. Feito de 100% Sangiovese Grosso, como todos os Brunello di Montalcino, passou por 36 meses em grande “botte” de 30 hl de carvalho esloveno, a madeira de preferência da velha guarda da região.

Recomendo decantar este achado ao abrir. Após uma meia hora sentirá cereja fresca, folha de louro, tabaco doce, figo e couro um bouquet marcadamente complexo. Em boca pode esperar cereja madura, com ótima acidez, também cânfora, sabores balsâmicos, compota de ameixa.

A fruta madura que é o cartão de visita dos Brunellos de Castelnuovo é bem presente aqui mas o vinho é compacto e sem excesso de exuberância. Está lindo agora mas entrará no seu ápice ao longo dos próximos 5 anos.

92 Pontos - Robert Parker - Cor de vermelho escuro, muito atraente, remete terracota ou argila. Os aromas de frutas secas e especiarias e couro oferecem uma qualidade rústica que certamente vai ter oferecer apelo para quem gosta de Sangiovese de guarda. Em boca, oferece finesse, boa tipicidade da uva, também toda a elegância que uma espera de um grande tinto clássico da Itália.

92 Pontos - Vinous (Antonio Galloni)

92 Pontos - James Suckling

90 Pontos - Wine Enthusiast

Cupons e frete grátis não válidos com esta oferta.

História

Tenuta di Sesta é uma pequena propriedade localizada em Castelnuovo dell’Abate, sub-região no sul da Brunello di Montalcino DOCG. Seus vizinhos são entre os melhores produtores da região, inclusive Ciacci Picollomini d’Aragona, Collosorbo e Ucciliera.

Seus solos são principalmente argila com bastante calcário e traços de ferro, que permite conservação de água e nutrientes.

A família possui 13 hectares de vinhas para Brunello, 8 hectares para Rosso di Montalcino e 10 hectares para seus outros vinhos, que levam Cabernet Franc e Merlot junto à Sangiovese grosso típica da região. Também cultiva olivas e produz tanto uma das melhores azeites da região quanto um grappa excelente.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados