Tenuta Cucco Barolo Serralunga d'Alba 2013
Piemonte, Itália
Tenuta Cucco Barolo Serralunga d'Alba 2013
Nascido em Serralunga, região de alguns dos crus mais importantes de Barolo, o Tenuta Cucco levou 95 Pontos pela Wine Spectator. Hoje uma exclusividade da Sonoma.
Best seller badge

95

ws

de R$ 600,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Nebbiolo

Temos o imenso prazer de destacar um vinho de nobreza rara, esculpido em Serralunga d'Alba, uma das sub-regiões mais importantes da denominação Barolo, elaborado pela Tenuta Cucco.

A paisagem da região é de tirar o fôlego. Colinas e vinhedos se encontram aos pés da muralha do Castelo que, com sua forma alta e estreita única, representa um ícone da história italiana medieval.

Em Serralunga, há mais calcário que em qualquer outra sub-região, por isso, dentre todos os terroirs de Barolo, este é o mais distinto, mineral e exótico, "vibrante e energético, ressonante", segundo o entusiasmado James Suckling, um dos grandes críticos da atualidade.

Este vinho foi fruto de uma safra extraordinária na região, com um verão mais quente e ensolarado do que o normal. Mostra uma opulência de fruta pouco comum na Serralunga. Cerejas silvestres e morangos encantam, toques de cedro e giz fazem agradável presença, enquanto os taninos poderosos da Nebbiolo, bem domados, abrem uma acidez na medida certa.

Um Barolo surpreendentemente macio, elegante, incrivelmente aberto até na sua juventude. Entrega bastante agora, mas certamente vai melhorar ao longo dos próximos 10 anos na adega.

Em 2018 alocamos poucas unidades deste mesmo produtor e vendemos quase tudo na Pré Venda. Hoje, o Barolo mais badalado da safra excepcional está numa oferta simplesmente imperdível!

Para harmonizar adoramos risoto de trufas ou simplesmente abrir e beber para meditação.

95 Pontos - Wine Spectator - "Um estilo fresco, equilibrado por cereja e morangos. Sedoso, poderoso, mas com estrutura e elegância inigualável. Barolo de referência.”

* Cupom não permitido na compra deste vinho

História

Serralunga é uma antiga e pacata aldeia localizada ao sul da denominação Barolo. Os moradores locais afirmam que o vinho dessas encostas possuem músculo e podem durar décadas. Foram descritos como um "punho de ferro em luva de veludo", de acordo com Bruce Sanderson, editor e diretor da Wine Spectator.

Hoje, os produtores mais importantes do Langhe possuem parcelas em Serralunga: Gaja, Giacomo Conterno, Bruno Giacosa, Massolino… e Tenuta Cucco.

A Cucco foi fundada nos anos 60 e fica nas dependências de um famoso castelo do século XIV, que domina toda a área de Langhe. O nome “cucco”, o cume da colina em que está localizado, tem uma das mais antigas vinhas de Barolo, a Vigna Cucco .

As vinhas da Tenuta Cucco possuem 40 - 60 anos de idade, plantadas em dois crus da região, Vughera e Cerrati. Atualmente, a Cucco é uma das referências da alta enologia de Barolo.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados