Tenuta Cucco Barolo Serralunga d’Alba 2012
Piemonte, Itália
Tenuta Cucco Barolo Serralunga d’Alba 2012
Um Barolo de formação clássica, uma versão da Nebbiolo de um dos seus mais famosos terroirs, Serralunga d’Alba
Best seller badge

92

ws

91

we

91

js

de R$ 560,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,5%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Nebbiolo

Os Barolo da safra 2012 oferecem bastante fruta plena, mas são vinhos austeros e tradicionais, “masculinos.” Nos melhores terroirs são harmoniosos e elegantes.

Serralunga d’Alba há décadas está entre as mais louvadas sub-regiões da DOCG. Seus vinhos tradicionalmente são poderosos, repletos de taninos, potentes, porém, nos últimos anos, os produtores de vanguarda começaram a fazer rótulos mais fáceis de tomar na sua adolescência.

Um dos meus produtores favoritos que segue o estilo é a Tenuta Cucco.

Este, seu esforço da 2012, é um blend de uvas nascidas em dois vinhedos Cru da Serralunga, o Cerrati e o Valangra.

Aromático, cheio de cereja selvagem, pétalas de rosa e chão de floresta, em boca entrega frutas vermelhas maduras, tabaco doce, ervas frescas, e um toque picante. Os taninos são poderosos, caraterística da Nebbiolo na DOCG Barolo.

Um vinho que facilmente aguenta mais 10 anos na adega, mas pode ser aproveitado agora, junto a um bife de chouriço ou um prato de embutidos. Se for abrir agora recomendamos decantar por 2 horas, pelo menos

92 Pontos - Wine Spectator

91 Pontos - Wine Enthusiast - “Aromas de pétalas de rosa, terra seca, arbustos e couro se juntam na taça. No palato, taninos firmes e polidos, que dão apoio à cereja preta deliciosa, bala de anis, tabaco. Melhor abrir entre 2019 - 2027.”

91 Pontos - James Suckling

História

Serralunga é uma antiga e pacata aldeia localizada ao sul da denominação Barolo. Os moradores locais afirmam que o vinho dessas encostas possuem músculo e podem durar décadas. Foram descritos como um "punho de ferro em luva de veludo", de acordo com Bruce Sanderson, editor e diretor da Wine Spectator.

Hoje os produtores mais importantes do Langhe possuem parcelas em Serralunga: Gaja, Giacomo Conterno, Bruno Giacosa, Massolino… e Tenuta Cucco.

A Cucco foi fundada nos anos 60 e fica nas dependências de um famoso castelo do século XIV, que domina toda a área de Langhe. O nome “cucco”, o cume da colina em que está localizado, tem uma das mais antigas vinhas de Barolo, a Vigna Cucco .

As vinhas da Tenuta Cucco possuem 40 - 60 anos de idade, plantadas em 2 crus da região, Vughera e Cerrati. Hoje a Tenuta Cucco é uma das referências da alta enologia de Barolo.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados