Sexteto Misto Durigutti Proyecto Las Compuertas
Mendoza, Argentina
Sexteto Misto Durigutti Proyecto Las Compuertas
Um projeto ousado da dupla durigutti, com produção limitadíssima, disponível apenas na Sonoma! Levaram 95, 93 e 92 pontos. Imperdível!

93

st

95

ta

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
0,0%
Temperatura
Uva/Corte
Malbec
Montepulciano

Por um estilo de winemaking que preza pela elegância os irmãos Hector e Pablo Durigutti estão, hoje em dia, entre as grandes referências da enologia argentina. O Projeto Las Compuertas é uma iniciativa artesanal e ultra premium dos irmãos, no emblemático terroir de Luján de Cuyo, Mendoza.

Em Malbec 5 Suelos 2016 são selecionadas cinco parcelas distintas de Malbec, de diferentes perfis de solo, elaborados separadamente e depois mesclados. Combinados num único blend, o vinho é envelhecido por 12 meses em grandes tanques de carvalho para envelhecimento.

Quando degustamos, sentimos framboesa madura com camadas de frutas de bosque. A presença da madeira é sutil e bem agradável, não se sobressai à fruta. O sabor traz a presença do carvalho combinado com chocolate amargo.

Com uma finesse de velho mundo incomparável, levou 95 pontos de Tim Atkin e 93 de Stephen Tanzer.

Já no Cordisco 2017 são usadas somente leveduras indígenas, o vinho não passa por nenhum tipo de filtragem e o amadurecimento se dá em tanques em formato de ovo, de alvenaria.

A uva Cordisco (mesma que a Montepulciano, da Itália) gera um vinho super leve, clarinho, com aromas de romã vermelha, salvia e framboesa. Oferece uma boca fresca, leve, com taninos super equilibrados pela acidez. Tim Atkin, ao dar 92 pontos, disse que o vinho é "maravilhosamente elegante, com notas de cereja, expandindo para especiarias e grafite".

Existem apenas 150 garrafas no Brasil, todas na Sonoma. Uma raridade e tanto, não deixe de experimentar!

História

As origens dos irmãos são bastante complementares: Hector começou no Alto Las Hormigas e passou por projetos em várias vinícolas bem conhecidas, aprendendo técnicas do velho mundo e agricultura. Pablo começou na La Rural, uma vinícola agora de propriedade da Catena, e aperfeiçoou novas práticas vitícolas mundiais.

Hoje são alguns dos mais influentes enólogos do país platino. São as estrelas do documentário “Boom: The Rise of the Argentinian Malbec” que foi lançado pela Amazon em 2017. Conhecidos como “Os Mestres da Malbec,” também são reconhecidos por seu trabalho com a uva Bonarda, Cabernet Franc e pela produção natural na Patagônia.

Produtos relacionados