Sexteto Albert Ponnelle Pouilly-Fuissé Vieilles Vignes 2014
Borgonha, França
Sexteto Albert Ponnelle Pouilly-Fuissé Vieilles Vignes 2014
De Pouilly-Fuissé vem algumas das mais complexas expressões de Chardonnay do mundo. Este foi feito por um dos pequenos produtores mais respeitados da região.
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
60 min.
Temperatura
10°
Uva/Corte
Chardonnay

É nas colinas que rodeiam o pequeno village Pouilly-Fuisse, sul da Borgonha, que nasce entre as mais complexos e elegantes expressões da Chardonnay no mundo.

A qualidade deste Pouilly-Fuissé Vieilles Vignes, fruto de vinha com 40-50 anos de idade, é comparável em qualidade aos melhores Chablis e os grandes exemplares de Meursault, feito por um dos melhores pequenos produtores da Borgonha na atualidade.

Os aromas de pedra quebrada, madressilva, maçã e leve carvalho tostado nos fizeram apaixonar logo na primeira rodada da taça. Em boca se mostrou cheio de personalidade, com fruta madura, abacaxi e maçã, , nectarina, bastante estrutura.

Mel aparece, também noz moscada, bem sútil, herança das barricas de carvalho de Puligny-Montrachet, nos quais uma parte do vinho estagiou por 12 meses.

Para quem procura um Chardonnay de altíssima qualidade, este um bom meio termo entre os minerais e sutís Chablis e os opulentos e frutados versões da Napa Valley. para harmonizar com aves, carne de vitela, ou um barriga de porco com puré de maçã.

História

A família Ponnelle adquiriu seus primeiros vinhedos na Borgonha em 1870. Agrônomo, enólogo e cientista, Pierre-Lazare Ponnelle estudou por anos o processo de fermentação e outros processos de vinificação, e chegou a colaborar com Louis Pasteur.

Ao longo das décadas, a família Ponnelle se tornou conhecida por produzir entre os melhores vinhos no Côte-de-Beaune e Côte-de-Nuits, tanto no nível “Village” quanto no “Premier Cru” e “Grand Cru.”

Hoje a propriedade Ponnelle é comandado pelo Pierre, a 7˚ geração produtora da família, que supervisionou a conversão de todas as vinhas para orgânicas/ biodinâmicas.

Nos anos 1990, a família Ponnelle vendeu uma parcela dos seus vinhedos em Pouilly Fuissé ao prestigioso Domaine Faiveley. Contudo o Ponnelle ficou com seus melhores terroirs, para fazer seu próprio vinho. É justamente esse que destacamos agora, o Albert Ponnelle Pouilly-Fuissé Vieilles Vignes 2014.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados