PRÉ-VENDA:  Scancio Private Selection Vinhas Velhas 2011
Lisboa, Portugal
Scancio Private Selection Vinhas Velhas 2011
Um vinho “cult”, uma produção de 1.000 garrafas, um dos maiores tintos do “novo” Portugal
Best seller badge

91

we

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,5%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
18 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Alicante Bouschet
Syrah
Tinta Roriz
Touriga Franca
Touriga Nacional

“Scancio” quer dizer “sommelier” em grego antigo. A linha Scancio foi criada por José Santanita para homenagear os sommeliers de Portugal e do Brasil.

São vinhos feitos para paladares criteriosos. Este é o ápice da linha, uma pequena produção de 1.000 garrafas, elaborado pelo renomado enólogo português, José Neiva Correa.

Um corte das melhores uvas tintas de Portugal, cultivadas em vinhas velhas com 50 -70 anos de idade, é o primeiro vinho fora das regiões de Douro e do Dão permitido a carregar a distinção “Vinhas Velhas” no rótulo. Após estágio de 18 meses em barricas novas de carvalho francês, passou mais 4 anos em garrafa.

Tivemos o prazer de degustá-lo meses atrás, em visita com o próprio produtor. Muito mais elegante do que esperávamos, nada de “blockbuster”, o vinho entrega um belo corpo médio, uma graduação alcóolica comportada de 13,5% e um paladar cheio de frutas do bosque, leves traços de baunilha e uma maciez linda. Diferentemente dos grandes tintos do Alentejo e Douro, este é um vinho mais feminino, gracioso, que ainda oferece excelente estrutura e expressão. A persistência em boca fantástica, a evolução na taça também. Recomendamos decantar, ou deixar na guardar por 5 - 10 anos.

Destacado na Wine Enthusiast como “Melhor Compra”, também prestigiado com 91 pontos, foi descrito pelo Roger Voss, editor da revista, como “intensamente estruturado, cheio de fruta preta, um vinho que vai maturar de forma excelente.”

Sugerimos harmonizar com uma seleção de queijos e carnes curadas ou carnes à brasa.

As últimas 150 unidades do vinho estão a caminho ao Brasil, reservados pela Sonoma. Hoje na venda antecipada pode adquiri-lo por 60% OFF do valor anteriormente destacado no mercado brasileiro.

* A venda antecipada permite a Sonoma oferecer vinhos raros em ofertas extremamente atraentes. Este vinho está sendo importado. Não é possível garantir uma data de entrega. Estimamos verão/outono de 2019

* Uso de cupom não permitido com este produto

História

“Escanção” é sommelier em português de Portugal, vem do “scancio” da antiga Grécia. Pois é, desde os primórdios da civilização, lá estavam eles, os profissionais do vinho, prontos para orientar os amantes do “néctar dos deuses”.

O nome reflete bem este vinho elaborado em conjunto por Arthur Azevedo (fundador da Associação Brasileira dos Sommeliers), grande mestre enólogo José Neiva Correa, e o José Santanita, antigamente do Herdade do Esporão, hoje Presidente da Associação de Escanções de Portugal. Segundo o Santanita, o Scancio é uma forma de homenagear a todos os que amam o vinho e fazem dos pequenos detalhes grandes momentos.

Pouco mais que um barril deste vinho feito feito, das melhores cachos de uvas escolhidas em um pequeno terroir de 3 hectares na região de Lisboa.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados