Château Suduiraut Premier Grand Cru Classé Sauternes 2007
Bordeaux, França
Château Suduiraut Premier Grand Cru Classé Sauternes 2007
O Château Suduiraut foi uma das prioridades eleitas como Première Grand Cru Classé, em 1855, junto com Château d’Yquém, de quem, aliás, é vizinho.

95

ws

93

rp

97

we

95

st

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
60 min.
Temperatura
12°

No mês de novembro uma leve garoa cobriu as videiras de uvas Sémillon e Sauvignon, que já estavam parcialmente cobertas pela película azul acinzentada bem característica da botrytis. Neste ano, a colheita rendeu 700 litros por hectare, ou seja, menos de mil garrafas para 10 mil metros quadrados e 6 mil videiras. Em volume, pequena, mas em qualidade, foi arrasadora. Vale ressaltar que o Château Suduiraut foi um dos melhores do ano de 2007.

O vinho encanta. Na taça mostra uma coloração amarelo ouro com sutis nuances cor de cobre. O aroma se abre lentamente, como um sopro suave que traz maçã caramelizada, turfa que destaca a mineralidade, almíscar, cera de abelhas. Tudo embalado numa doçura espessa recheada de cristalina acidez, com leve tanino - da maceração intensa das cascas no mosto - e textura de azeite extra virgem.

Segundo o corpo de degustadores da Wine Enthusiast, "este é um vinho com imenso potencial. Tem peso, complexidade e riqueza. Poderoso no sabor rico e infinito."

História

A propriedade foi totalmente destruída no século XVI, nas Guerras da Religião, e reconstruída pela família Suduiraut. São 90 hectares de vinhas com 80% de Sémillon e 20% de Sauvignon Blanc. As uvas são colhidas em várias etapas e o vinho envelhecido em pequenas barricas por 24 meses.

A safra de 2007 rendeu ao Château Suduiraut 97 pontos da Wine Enthusiast, 95 da Wine Spectator, 95 de Stephen Tanzer. Jancis Robinson diz que a vida do vinho deste Château não se mede em anos, mas em décadas.

Produtos relacionados