Ritme Celler “Ritme Negre” Priorato 2016 (Orgânico)
Priorato, Espanha
Ritme Celler “Ritme Negre” Priorato 2016 (Orgânico)
Um belo Priorato, cheio de fruta negra e traços de especiarias, mostra tanto opulência quanto finesse.
Best seller badge Organico

92

rp

91

gp

de R$ 330,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
10 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Cariñena
Garnacha

Tive o prazer de conhecer os grandes vinhos de Albert Jane durante várias viagens à Espanha. Hoje ele é sem dúvida um dos jovens mestres do Priorato, a região da Espanha mais valorizada pelos críticos internacionais, famoso por seus vinhos potentes e longevos e seus solos únicos, a base da licorella.

Este rótulo é o principal da casa, feito com Cariñena e Garnacha, de uvas de vinhas velhas com 60- 90 anos, uma idade raro de se atingir!

A idade das vinhas e os solos famosos de licorella

, compostos de granito e xisto, permitem as uvas passar uma complexidade e concentração de fruta que é quase impossível de reproduzir no mediterrâneo, só o famoso plateau La Crau em Châteaneuf-du-Pâpe rende resultados parecidos.

De cultivo orgânico, o vinho amadureceu por 10 meses em barricas de carvalho francês e mais 2 anos em garrafa. Apesar de muito jovem, hoje ao abrir mostrará tanto fruta plena quanto finesse.

Ao colocá-lo na taça ficamos encantados com sua coloração negra.

Fechado inicialmente, após meia hora os aromas são hipnóticos, de fruta silvestre madura notas de tabaco terroso, pimenta seca, couro e mineralidade.

Em boca pode esperar bastante cereja preta, pimenta preta, chocolate amargo, e taninos macios de altíssima qualidade. Cassis esmagado, cedro, resina de carvalho novo, tudo isto sentimos ao degustar.

Poderoso, profundo. Um vinho encorpado que ainda mostra excelente acidez e belo equilíbrio. Evoluirá com sucesso na guarda por 10 - 12 anos. Recomendo fortemente decantar se for tomar agora.

92 Pontos - Robert Parker - "Estou muito empolgado com o Ritme Negre 2016, apesar de jovem, é carnudo e complexo, com boa acidez e frescor. Saboroso e fácil de beber, sedoso. Principalmente Cariñena com 30% Garnacha. Poucas garrafas produzidas".

91 Pontos - Guia Peñin

Para harmonizar com um carre de cordeiro ou ojo de bife.

História

O Priorato (em catalão Priorat) fica no topo de uma colina de ardósia, que os séculos e os homens esculpiram e tornaram fértil. Os primeiros a desbravarem esse território foram os monges capuchinhos que chegaram em Terragona por volta do ano 1200. Esses monges vieram da Provence e trouxeram a Grenache que, em catalão, passou a ser Garnatxa, uma uva tinta, generosa e de boa adaptabilidade.

Ao passarem as décadas, os monges enólogos constataram que esse cume de ardósia e pedra dava excelentes resultados em vinhas que não eram irrigadas e que, apesar dos baixíssimos rendimentos (é possível encontrar vinhas com apenas 1 cacho de uvas!), o vinho resultante era muito superior da qualidade média da Catalunha.

Passados 800 anos, encontramos Albert Jané, enólogo e proprietário da Acústic Celler e Ritme Celler, que fez com dos seus vinhos uma sensação em Priorato e em Montsant. Inspirador, meticuloso, trabalha as vinhas para que atinjam padrões elevados de excelência.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados