Guatambu Rastros do Pampa 2018
Campanha, Brasil
Guatambu Rastros do Pampa 2018
"Melhor Vinho Tinto Brasileiro do ano".

93

ds

91

ad

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
15 min.
Tempo
de barrica
4 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Tannat

A uva Tannat tem uma longa trajetória no Uruguai, onde tem muito sucesso. Trazida para o Uruguai, por imigrantes Bascos, no século 19, começa agora a ter sua história escrita no Brasil.

A grande produção brasileira está na Serra Gaúcha, em Santa catarina e no Nordeste, e a fronteira com Uruguai tem se destacado nos últimos 10 anos com grandes vinhos tintos.

Lançamos recentemente um Touriga Nacional, da Miolo, um vinho lindo, lá da fronteira, e com altas pontuações. Foi um sucesso. Agora, temos prazer de destacar o Guatambu Rastros do Pampa 2018.

O vinho é realmente delicioso. Tem coloração escura, aromas de frutas negras e especiarias doces e uma lembrança dos aromas de carvalho. O sabor surpreende pelo frescor e elegância. Tem muita fruta silvestre fresca no paladar, taninos muito saborosos. Realmente incrível.

O Guia Descorchados destaca a alta qualidade e descreve "a acidez é suculenta, um dos melhores tintos brasileiros que provamos até hoje".

Para harmonizar? Carne vermelha na brasa, penne al pesto, beringela grelhada com ragu de cogumelos.

História

A origem do empreendimento vitivinícola foi há dez anos, quando foram implantados os primeiros vinhedos, na Estância Guatambu.

Criada pelo veterinário Valter José Pötter, à época, sua filha Gabriela, formada em Agronomia, motivou a família a fazer um projeto piloto com uvas Cabernet Sauvignon e Chardonnay para aproveitar o excelente clima da região da Campanha.

Com o apoio dos pesquisadores da Embrapa foi elaborado o primeiro vinho Cabernet Sauvignon da Guatambu em escala industrial em 2008, chamado Rastros do Pampa. A estreia no mercado foi um sucesso de comercialização e arrebatou prêmios internacionais, fato que impulsionou os proprietários a investirem solidamente no ramo.

Hoje, uma das suas uvas mais destacadas é a Tannat, que, em inúmeras degustações às cegas superam os melhores uruguaios, a atual referência da Tannat na América do Sul.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados