Puklavec Furmint "Seven Numbers" 2016
Ômoz, Eslovênia
Puklavec Furmint "Seven Numbers" 2016
Considerado melhor Furmint pela Decanter em 2018, raridade no Brasil, poucas unidades!

95

d

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,5%
Temperatura
10°
Uva/Corte
Furmint

A Eslovênia é uma extensão do norte da Itália, faz fronteira com Friuli. Seus vinhos tem a mesma personalidade dos melhores produzidos nas montanhas italianas. Região fria, acidentada, de cultivo difícil, solos de pedra, cascalho e calcário, o terroir de Ômoz gera vinhos deliciosos, ricos, cheios, que fazem vibrar o paladar.

A viticultura heróica deste pequeno país apresenta o melhor vinho branco de uva Furmint de 2018. Quem disse isso? O painel de degustadores da revista inglesa Decanter, onde todos são diplomados como Master of Wines (apenas 349 profissionais, é uma certificação dificílima de se obter, os caras são os supernerds do vinho).

O Puklavec Furmint 2016 levou 95 pontos no painel e a menção Double Platinum, uma raridade! O vinho realmente encanta.

A garrafa é séria tem tons escuros e rótulo negro com relevo que agrada ao toque dos dedos. Vem de um único vinhedo (Single Vineyard), entre 40 e 50 anos de idade.

Na taça é ofuscante. A coloração amarelo palha, a cada girada, revela nuance verdeal, o que indica juventude e potencial de guarda. O aroma é hipnótico: pêra, grafite e cedro (isso mesmo, sabe aquele aroma de grafite quando apontamos um lápis nobre, feito de cedro?). Aos poucos flor de cerejeira, mel, lima da pérsia, maçã verde e especiarias surgem na taça.

O sabor cativa no primeiro gole: acidez elegante suportada por 13.5% de álcool. Textura aveludada, abre o apetite, instiga a harmonização, mata a sede e pede comida. Que vinho, que vinho!

Hoje temos poucas unidades deste lindo achado que é o topo da produção artística do da Eslovênia.

“Quer manter todos ao redor da mesa felizes e interessados? Puklavec Furmint é a resposta. Equilibra o peso de um Chardonnay com a elevação aromática da Sauvignon Blanc. Puxe esta garrafa para confrarias e reuniões de família, depois veja se alguém consegue adivinhar de onde vem". Descreve o artigo da Decanter. E diz mais "este esplêndido branco esloveno vem de um vinhedo único e Premium, é excelente, mas infelizmente não está amplamente disponível.”

Para harmonizar? Camarões grelhados com alho negro ou vieiras salteadas em lascas de tangerina e muito azeite. Quer um desafio? Tente guacamole picante!

95 Pontos e Medalha Double Platinum - Decanter

História

A vinícola atual nasceu nos anos de 1930, embora a família façam vinho desde o século XVIII. Muita coisa aconteceu no país até que a liberdade - fazia parte da antiga Iugoslávia - e a estabilidade política permitisse o desenvolvimento do segmento de vinho por lá.

São pouco mais de 50 hectares de uvas cultivadas em terreno montanhoso, de solo pedregoso e calcário. Hoje a família Puklavec inspira produtores a primarem pela qualidade. Seus vinhos são frequentemente bem pontuados e são os melhores da Eslovênia e uma das melhores apostas de vinho branco da Europa.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados