Tenute Girolamo Monte de Cocci Primitivo di Manduria 2015
Puglia, Itália
Tenute Girolamo Monte de Cocci Primitivo di Manduria 2015
Um Primitivo superior, um belo exemplar do sul da Itália.
Best seller badge

90

lm

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
8 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Primitivo

A Primitivo é a uva que tem feito maior sucesso no Brasil nos últimos anos, por sua fruta madura e leve toque de doçura.

Esta prima pela elegância. O terroir mais ventoso e elevado mantém uma acidez de fruta fresa, com açúcar residual na medida certa. O resultado é um tinto lindo, expressivo, com muito finesse para um Manduria, sem sacrificar nada da jubilação pela qual a uva Primitivo é famosa.

Roxo, bem escuro ao servir, no olfato entrega frutas negras e raros nuances cítricos. Percebemos pêssego em calda, apricot, também um leve herbáceo, de grama cortada e tomilho. Uma nota de grafite também faz presença.

O sabor é macio, aveludado e muito expressivo. O mesmo pêssego em calda se repete, apricot também, com morangos maduros. Os taninos são finos e bem gostosos, a persistência longa e prazerosa.

Um Primitivo de corpo médio e doçura na medida certa, um excelente amostra do terroir único da Tenute Girolamo. Excelente para acompanhar pratos agridoces, como barriga de porco com puré de maça. Uma pizza com gorgonzola, bem gourmet mesmo, também será ideal.

90 Pontos - Luca Maroni

História

A Tenute Girolamo está no coração do Vale Ítria. As primeiras videiras foram plantadas em 2001, após localizar o terroir ideal para sua visão: vinhos que mostram elegância e finesse, uma raridade em Puglia.

Localizadas a 450m acima do mar, os 50ha de vinhedos da familia são entre os mais altos da Puglia, região famosa por ser plano e quente. A altura permite as vinhas aproveitar dos ventos, que eleva a acidez e ajuda na longa maturação da uva sem se preocupar por um alto teor alcoólico que poderia resultar em vinhos desequilibrados.

A vinícola é moderna, embora lute para preservar o estilo tradicional do vinho sul italiano. Hoje usa carvalho americano e esloveno para os seus vinhos.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados