Pieropan Soave Classico 2016
Veneto, Itália
Pieropan Soave Classico 2016
O branco mais importante no nordeste da Itália, feito pelo 1˚ produtor a produzi-lo
Best seller badge

91

ws

92

we

91

js

90

d

de R$ 150,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,5%
Descanso
30 min.
Temperatura
Uva/Corte
Garganega
Trebbiano

O Soave é uma região do Vêneto, e é um vinho branco histórico.

Apesar do nome, o Soave não tem nada ver com "vinho suave." É um blend que usa uvas nativas do nordeste, a Garganega e Trebbiano, pode também levar Chardonnay.

O Pieropan foi o primeiro produtor a elaborar vinho nesta região e a ajudar a consolidar essa DOC, que se tornou, rapidamente, o branco mais importante do nordeste italiano. Hoje Pieropan é reconhecido internacionalmente por ser o produtor de referencia deste complexo e lindo vinho branco.

A garrafa é linda, clássica, uma obra de arte. Na taça, é aromático, cheio de pêssego e frutas de caroço. Goiaba branca com um pouco de marmelo surgem numa girada ou outra.

No palato é mineral, com textura aveludada, com bastante pêssego branco. Seu corpo leve e acidez médio até remetem os Pinot Grigio da região de Vêneto, só que este mostra um nível de complexidade bem acima. Após uma meia hora em taça os sabores começam a se liberar e evoluir, nectarina e maça verde e traços minerais encantam.

Um excelente acompanhante para camarão, bacalhau ao forno ou lagosta à manteiga.

92 Pontos - Wine Enthusiast - "Saboroso, fresco, abre com aromas sedutores, de flores brancos, fruta de caroço, pedra quebrada e citrus, enquanto o palato oferece pêssego branco cremoso, maça e gota de limão. Um nuance levemente salino no final."

91 Pontos - James Suckling

90 Pontos - Decanter

90 Pontos - Wine Spectator

História

Fundada em 1880 no village medieval de Soave, perto de Verona, a família Pieropan foi uma das fundadoras da região Soave DOC e produtor de referência do Soave Classico, o vinho branco mais famoso do noroeste da Itália.

No final dos anos 90 adquiriram uma parcela do melhor terroir na Amarone della Valpolicella DOCG. e começaram a produzir o vinho mais badalado do nordeste da Itália. Imediatamente prestigiado pelos principais críticos pela complexidade e frescor do vinho, hoje são considerados entre os produtores mais importantes do vinho.

Pieropan tem recebido mais de 20 Tre Bicchieri pelo Gambero Rosso e pontuações até 96+ Pontos por seu Amarone della Valpolicella.

Hoje a empresa é comandada pelo Dario, a 5a geração de winemaker e enólogo. Suas obras finalmente chegaram ao Brasil através da Sonoma.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados