Pieropan “Vigna Garzon” Amarone delle Valpolicella DOCG 2013
Veneto, Itália
Pieropan “Vigna Garzon” Amarone delle Valpolicella DOCG 2013
Por um dos mais respeitados produtores de Amarone na atualidade, este vinho do Pieropan é poderoso, equilibrado, elegante e expressivo

94

ws

93

js

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
16,5%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Corvina
Corvinone
Croatina
Rondinella

Pieropan hoje é referência quando o assunto é Amarone. Seus vinhedos, localizados a 500 m de altitude, cercados por florestas, estão entre os mais elevados e valiosos de Valpolicella.

Este, seu vinho principal, é considerado entre os melhores Amarones, prestigiado mais de 20 vezes com o prêmio Tre Bicchieri pelo Gambero Rosso

Apesar da graduação de quase 17%, a safra 2013 do Vigna Garzon não se mostra “quente.” Fantasticamente florido e expressivo nos aromas, em boca entrega uma verdadeira espectro de sabores: frutas plenas do bosque, morango e framboesas, dão lugar a toques cítricos (tangerina) e especiarias: açúcar demerara, anis, fava de baunilha. Após um longo período no decanter, aromas de tabaco e feno começarem a aparecer.

No corte a Corvina representa 70%, ela se responsabiliza pelos flores e fruta do bosque, enquanto a Corvinone, Rondinella e Croatina juntos formam 30% e agregam corpo e cerejas bem frescas.

Uma expressão incrível do Amarone, a melhor que conhecemos. A persistência em boca é de 20 segundos. Para tomar agora (após decanter duas horas, por favor!) ou para guardar por 10 - 15 anos.

TOP 3 Amarones da safra - Vinous (Galloni)

94+ Pontos- Ian D'Agata (Vinous) -“Vivaz, intensamente perfumado, com aromas de cereja, rosas, violetas, canela, quinino. Em boca denso e suculento, com final spicy, longo e fresco. Marcamente preciso, quase nem percebe a graduação de 16,7%. Meu candidato para Top 3 Amarones. Beber entre 2020- 2035.”

93 Pontos - James Suckling

3 Bicchieri - Gambero Rosso

História

A história começou em 1880 no village medieval de Soave, perto de Verona. Lá a família Pieropan foi uma das fundadoras do vinho Soave DOC e produtora de referência do Soave Classico, o vinho branco mais famoso do noroeste da Itália.

No final dos anos 90, adquiriram uma parcela do melhor terroir na Amarone della Valpolicella DOCG e começaram a produzir o vinho mais badalado do nordeste da Itália. Imediatamente prestigiado pelos principais críticos pela complexidade e frescor do vinho, hoje são considerados entre os produtores mais importantes de Amarone.

Pieropan tem recebido mais de 20 vezes o prêmio Tre Bicchieri pelo Gambero Rosso e pontuações até 96+ pontos por seu Amarone della Valpolicella.

Atualmente a empresa é comandada pelo Dario, a 5ª geração de winemaker e enólogo. Suas obras estão exclusivamente disponíveis no Brasil pela Sonoma.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados