Livio Sassetti “Pertimali” Rosso di Montalcino 2014 (Orgânico)
Toscana, Itália
Livio Sassetti “Pertimali” Rosso di Montalcino 2014 (Orgânico)
Rosso espetacular, feito por uma lenda de Montalcino
Organico

92

js

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
12 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

Um dos maiores produtores da velha guarda, com mais de seis décadas de cultivo e produção na região, o Sassetti, hoje com 83 anos, ainda passa todo dia entre as vinhas. Em 1968, Lívio Sassetti foi um dos primeiros 11 produtores a assinar carta oficial que se tornou o Brunello di Montalcino um vinho reconhecido pelo governo italiano.

Seus Brunellos são verdadeiras lendas, e seus Rossos estão entre os melhores que já provamos.

Este Rosso di Montalcino, da safra 2014, podia facilmente ser um Brunello, pois é feito de uvas reservadas para a produção de Brunello di Montalcino. Mas Sassetti prefere deixar menos tempo em madeira e lançar mais cedo, resultado: Piccolo Brunello!

Na nossa taça se mostrou vivo, com aromas ricos de couro novo que, aos poucos, se abriu em violeta, figo maduro, com uma boca que faz salivar muito. Surgiu hortelã seca, especiarias indianas, cravo e anis estrelada, também tem cacau no fim de boca depois de uma hora na taça.

Um “ piccolo Brunello” da velha guarda, que passou por 12 meses em grandes cascas de carvalho esloveno, como é a tradição. Sem excesso, de corpo médio, mostra taninos finos e excelente persistência.

Recomendamos decantar por 120 minutos este piccolo Brunello e servir com cortes altos de carne, massa com pepperoni ou uma boa seleção de cogumelos silvestres.

92 Pontos - James Suckling- "Aromático, oferece nuances de nozes e ameixas maduras em combinação com tons de cedro, um Rosso completo e excelente."

História

O Livio Sassetti é um dos produtores mais famosos e antigos de Montalcino.

Desde 1980, todo seu cultivo tem sido orgânico, bem antes virar moda. Seu modo de vinificação é tradicional: utiliza grande tonéis de 700 litros de carvalho esloveno de 3˚ ou 4˚ uso, o que permite com que os vinhos tenham estrutura sem a “baunilhada”, muitas vezes encontrado nos vinhos que passam por barrica francesa nova.

O Sassetti também produz outros vinhos de Sangiovese, Montecucco e Rosso di Montalcino, junto com um excelente Prosecco, da região de Valdobbiadene.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados