Livio Sassetti “Pertimali” Brunello di Montalcino 2011 (Orgânico)
Toscana, Itália
Livio Sassetti “Pertimali” Brunello di Montalcino 2011 (Orgânico)
Feito por uma lenda em Montalcino, um Brunello de safra excelente, agora entrando no ápice.
Best seller badge Organico

92

rp

94

we

92

js

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
18 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

Um dos maiores produtores da velha guarda, com mais de 60 anos de cultivo e produção na região, o Lívio Sassetti, hoje com 83 anos, ainda passa todo dia entre as vinhas.

Em 1968, o Sassetti foi um dos primeiros 11 produtores a assinar carta oficial que tornou o Brunello di Montalcino um vinho reconhecido pelo governo italiano.

Seus Brunellos são verdadeiras lendas, a 2012 foi considerado pelo Suckling o #1 da safra toda (agora esgotado no mundo, umas poucas unidades na Sonoma). Seu 2011 também é um achado e tanto, altamente prestigiado pelos críticos, pois o vinho oferece bastante fruta e ampla possibilidade de abrir e aproveitar até na fase de adolescência, devido a safra ensolarada.

O Pertimali Brunello é um blend de uvas de 2 parcelas. Uma parte vem do Cru Montosoli no norte da região, a área mais prestigiada de todo Montalcino, conhecida pela elegância e possibilidade de grande evolução dos vinhos. A outra parte nasceu em Castellnuovo dell’Abate, considerada a melhor sub-zona do sul da DOCG, onde o sol exuberante gera vinhos frutados e altamente expressivos.

Degustamos este rótulo várias vezes: vai só melhorando. Um leve herbáceo no nariz dá lugar a aromas de melaço e canela, alcaçuz e depois couro. Em boca é soberba: macio, elegante, com toques de tomilho e cânfora, especiarias doces, alcaçuz, pimenta preta, traços de cação. A persistência é longa, a acidez se mostra na medida certa, os taninos lindos e finos. Diferente de muitos da safra 2011, que podem ser bombas de fruta, este é um vinho mais austero, feito no estilo Bordeaux.

Pode abrir agora ou aproveitar ao longo dos próximos dez anos. Ideal para harmonizar com uma carne bem untuosa (ojo de bife ou fraldinha) ou com ragú de javali.

94 Pontos - Wine Enthusiast - “Floral e refinado, abre com aromas sedutores de violeta, íris, berry perfumado e terra seca. Em boca pode esperar cerejas selvagens, trufas, framboesas, anise, pimenta branca e taninos extremamente sedosos. Um vinho já mostrando suas possibilidades, pode ser curtido no curto - médio prazo.”

92 Pontos - Robert Parker

92 Pontos - James Suckling

História

O Livio Sassetti é um dos produtores mais famosos e antigos de Montalcino.

Desde 1980 todo seu cultivo tem sido orgânico, bem antes virar moda. Seu modo de vinificação é tradicional: utiliza grande tonéis de 700 litros de carvalho esloveno de 3˚ ou 4˚ uso, o que permite com que os vinhos tenham estrutura sem a “baunilhada” muitas vezes encontrado nos vinhos que passam por barrica francesa nova.

O Sassetti também produz outros vinhos de Sangiovese, Montecucco e Rosso di Montalcino, junto com um excelente Prosecco, da região de Valdobbiadene.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados