Montepeloso “Eneo” 2015
Toscana, Itália
Montepeloso “Eneo” 2015
Um dos vinhos mais prestigiados da costa Toscana, este corte inusitado, à base da Sangiovese, é polido, sensual e expressivo. Pode ser aproveitado agora ou ao longo de 15 anos.
Best seller badge

95

rp

93

js

93

ag

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,0%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
14 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Alicante Bouschet
Marselan
Montepulciano
Sangiovese

Conhece a Maremma?

Região da costa Toscana, é famoso principalmente pela sub-região Bolgheri, onde nasce tanto o Sassicaia quanto o Ornellaia, os originais Super Toscanos, tintos concentrados e potentes, à base de uvas franceses, hoje entre os mais valiosos vinhos da Itália.

Mas engane-se se você acha que a Maremma é só Bolgheri. Hoje é Suvereto que está em plena ascensão.

A Tua Rita que inicialmente deu fama a Suvereto, pois a vinícola foi várias vezes prestigiada com 100 Pontos, hoje é considerado entre os Top 10 Produtores do Mundo.

A propriedade vizinha da Tua Rita (compartilha o mesmo terroir) é a Montepeloso e hoje seus vinhos são entre os mais prestigiados e procurados da Maremma. Seus solos rendem expressivas e lindas versões de Sangiovese. A ampla exposição solar resulta em uvas maduras e concentradas, em alguns casos, frescos e elegantes, devido à influência marítima.

Neste voluptuoso vinho a Sangiovese representa a base do corte (65%), enquanto a Montepulciano aporta cor e fruta pronunciada. A Marselan, tradicionalíssima da região, traz flores silvestres e maciez. Já Alicante Bouschet entrega volume, estrutura e enorme capacidade de envelhecimento.

O resultado é um vinho elegante e expressivo, de corpo médio, que oferece um lado sério. A acidez é excelente, equilibra a graduação alcoólica de 15%, os taninos bem presentes, expressivos, típicos da Sangiovese. Cereja fresca e exuberante dá lugar à pimenta branca, um leve spicy, um longo final, macio e totalmente sedoso, de 15- 20 segundos ou mais.

Para harmonizar com carré de cordeiro, bife ancho ou seleção de cogumelos frescos gratinados. Tomar agora (recomendamos decantar) ou deixar na adega por até 15 anos.

95 Pontos - Robert Parker - “ Incrivelmente concentrado e ainda assim sensual. O corte pouco comum oferece aromas exuberantes, finesse maravilhoso. A safra quente agrega à intensidade deste vinho incrivelmente bem pensado. Em boca, macio, integração perfeita.”

93 Pontos - James Suckling

93 Pontos - Antonio Galloni

História

Escondido nas colinas de Suvereto, perto de Bolgheri e do lado da badalada Tua Rita - uma das áreas mais quentes da Toscana - é a propriedade de 15 acres de Montepeloso.

O enólogo suíço Fabio Chiarelotto admite sobre seu vinho que é “fácil produzir vinhos concentrados em um clima tão quente… mas é muito mais difícil conseguir elegância e finesse”. Para aproveitar ao máximo o potencial do terroir, ele revisou os vinhedos em 1997 - reconversão, poda e até mesmo reformar muitas videiras. Na adega, ele faz macerações relativamente curtas, emprega leveduras naturais durante a fermentação e oferece vinhos não filtrados.

O tinto principal da propriedade foi nomeado Eneo para a safra 2000. É envelhecido em barricas francesas de 2˚e 3˚ uso por 12 - 16 meses.

Os vinhos do Chiaretto são raridades, pouco disponíveis, encontrados hoje somente nas lojas boutiques de Suíça, Alemanha, Londres e Nova York

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados