Molino Sant’Antimo “PerPaolo” Cabernet Sauvignon IGT 2015
Toscana, Itália
Molino Sant’Antimo “PerPaolo” Cabernet Sauvignon IGT 2015
Um Toscano de elite, um 100% Cabernet Sauvignon, nascido na DOCG Brunello di Montalcino, prestigiado por 96 Pontos por Maroni e 94 por James Suckling

94

js

96

lm

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,5%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
13 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Cabernet Sauvignon

Este vinho foi elaborado apenas duas vezes, em safras excepcionais (2013 e 2015). Em cada ano a produção do vinho foi limitada a 5 mil garrafas. A Sonoma recebeu uma pequena alocação e hoje o oferecemos exclusivamente no Brasil.

Molino Sant’Antimo é uma das propriedades do sudeste de Montalcino já conhecida há décadas por um Brunello excelente.

Porém, Valéria e Giulia, as duas irmãs que hoje comandam a viticultura e produção da propriedade, decidiram experimentar também com algumas castas francesas.

Mais de uma década após plantar as vinhas, produziram o seu primeiro vinho à base de Cabernet Sauvignon, um single-vineyard batizado em homenagem ao nome do seu irmão, Paolo.

Feito em um estilo completamente Toscano, com excelente acidez, facilmente entrega uma qualidade parecida com muitos dos grandes Bordeaux da margem esquerda e os Cabernets da Napa Valley, só que por um 1/3 do valor.

O vinho tem bastante corpo é fruta madura, característica da quente e ensolarada safra 2015. Com uso adepto da barrica de carvalho (apenas 30% nova), é a fruta que se destaca, framboesas e amoras. Especiarias doces e traços de baunilha entram para tocar sua parte no sinfonia. Volumoso, persistente, um grande vinho Toscano, para tomar agora (decantar por 90 minutos) ao ao longo da próxima década.

96 Pontos - Luca Maroni

94 Pontos - James Suckling - “Spicy e cheio de fruta preta no nariz, mas com bastante frescor. Frutas do bosque, berries selvagens, especiarias secas, alcatrão, cedro e tabaco se revelam. Um vinho encorpado, quase mastigável, com taninos secos e excelente acidez para permitir longa evolução na guarda. Abrir após 2022."

História

No início dos anos 80, Carlo Vittori, já um enólogo conhecido e experiente, comprou seu primeiro pedaço de terra ao sul de Montalcino. Ao longo da última década, foi aumentando o território da sua família até chegar em cerca de 30 hectares, metade cultivada com azeitonas e vinhas, perto da aldeia de Castelnuovo dell'Abate.

É uma sub-região da DOCG Brunello di Montalcino particularmente prestigiada. O verão em Castellnuovo é muitas vezes longo, e a proteção de ventos quentes é oferecido pelo Monte Amiata. O solo de cascalho e argila (semelhante ao do Médoc) é excelente para produção de Brunello e também algumas castas francesas, a Cabernet Sauvignon e a Merlot entre elas.

Hoje a propriedade é conhecida tanto por seu Brunello quanto por seus outros vinhos feitos de uvas "internacionais".

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados