Molino di Sant'Antimo "Asso"2016 IGT
Toscana, Itália
Molino di Sant'Antimo "Asso"2016 IGT
Raro tinto com quase 100 pontos, ou seja, perto da perfeição!
Best seller badge

90

d

94

lm

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,5%
Descanso
60 min.
Tempo
de barrica
8 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Merlot
Sangiovese

O Asso Vino Rosso IGT é da adega Molino di Sant'Antimo, localizada em Castelnuovo dell'Abate, ao sul da cidade de Montalcino ... entre o pequeno rio Orcia e o Monte Amiata, perto do mosteiro histórico Abadia de Sant'Antimo.

Hoje, Carlo Vittori, proprietário da vinícola, possui cerca de 40 hectares de vinhas e cuida de tudo sozinho (não totalmente, mas com a sua mulher e as suas três filhas).

A produção anual de vinho em Molino di Sant'Antimo é pequena, entre 80.000 e 100.000 garrafas. A produção também inclui um pouco de azeite, mas o principal, é claro, são os vinhos. Carlo faz 11 vinhos diferentes, incluindo este Asso Rosso e o Per Paolo que já destacamos na Sonoma.

O vinho é feito de 85% Sangiovese e 15% Merlot. É comercializado como um Mini-Brunello a um preço bem inferior ao de um Brunello e levou 98 pontos pelo Luca Maroni.

O nariz exala essências florais, muito chocolate, alcaçuz e frutas vermelhas bem maduras. O sabor é redondo, os 15% de Merlot dão expressão quente e doce de cerejas e também um pouco de taninos que ajudam a desenvolver o paladar.

A Decanter comenta que tem "paladar jovem e tenso, e já oferece cereja Marasca, pimenta branca e notas de anis estrelado. Vai desenvolver complexidade ao longo da próxima década."

Luca Maroni deu 94 pontos e disse: "é raro encontrar amostras dessa maturidade, dessa tonicidade temperada com frutas. Igualmente incomum a definição do perfume, claramente apresentada por uma enologia virtuosa".

História

No início dos anos 80, Carlo Vittori, já um enólogo conhecido e experiente, comprou seu primeiro pedaço de terra ao sul de Montalcino. Ao longo da última década, foi aumentando o território da sua família até chegar em cerca de 30 hectares, metade cultivada com azeitonas e vinhas, perto da aldeia de Castelnuovo dell'Abate.

É uma sub-região da DOCG Brunello di Montalcino particularmente prestigiada. O verão em Castellnuovo é muitas vezes longo, e a proteção de ventos quentes é oferecido pelo Monte Amiata. O solo de cascalho e argila (semelhante ao do Médoc) é excelente para produção de Brunello e também algumas castas francesas, a Cabernet Sauvignon e a Merlot entre elas.

Hoje a propriedade é conhecida tanto por seu Brunello quanto por seus outros vinhos feitos de uvas "internacionais".

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados