Il Molino di Grace Chianti Classico G. Selezione “Il Margone” 2011 (Orgânico)
Toscana, Itália
Il Molino di Grace Chianti Classico G. Selezione “Il Margone” 2011 (Orgânico)
Considerado um dos “Melhores 50 Vinícolas do Mundo,” Il Molino di Grace é nosso produtor favorito em Chianti Classico. O Gran Selezione é o ápice da produção, o vinho desta safra brilhante e incrivelmente gastronômico.
Organico

91

ws

92

we

93

js

93

d

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,0%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

Chianti não é bem um vinho. São 8 as sub-regiões que podem produzir Chianti, todos vinhos com personalidades distintas.

Chianti Classico é a mais importante e a melhor região, tanto que é classificada como DOCG. Os vinhos de lá, sempre à base de Sangiovese, são considerados há milênios os melhores da Toscana, somente nos últimos 20 anos perdendo um pouco de espaço para os Brunello di Montalcino

São distintos dos Brunellos, mais leves em corpo e mais gastronômicos. Os melhores, os Gran Selezione, possuem a mesma profundidade e potencial de evolução na guarda.

Este Gran Selezione é uma amostra do ápice de Chianti Classico, esculpido por uma vinícola considerada entre as “Melhores 50 Vinícolas do Mundo” pela revista Wine and Spirits.

Nervoso ao abrir, após um longo respiro em taça este vinho entrega aromas de frutas silvestres, couro e uma leve nota ferrosa e mineral pela qual a Sangiovese é famosa. Em boca entrega acidez brilhante, de cerejas frescas e framboesas selvagens. Perceberá também toques balsâmicos e nuances de tabaco e bastante tanino, que secam as bochechas e a língua com deleite.

Um vinho aveludado e elegante, será a estrela de qualquer jantar. Pode harmonizar ele com a refeição completa (entradas como bruschetta, massas à base de queijo ou tomate ou até um corte nobre de carne ou um ragu de javali). Abrir agora ou aguardar, será melhor entre 2022- 2028.

Top 3 Chianti Gran Selezione do Ano - Decanter

93 Pontos - Decanter

93 Pontos - James Suckling

92 Pontos - Wine Enthusiast

91 Pontos - Wine Spectator

História

Entre colinas repletas de pinhas e vinhas, numa altitude de 450 metros acima do nível do mar, Il Molino di Grace é uma das vinícolas mais elevadas da região de Chianti Classico.

O solo rochoso, com sua composição única de marga e calcário que oferecem excelente mineralidade e boa drenagem, junto ao microclima único, se provaram ideais para a Sangiovese, a única uva plantada. São dias longos e bem quentes, e noites que duram pouco, mas que balanceiam o calor com muito frescor.

O nome, “molino”, vem do moinho de vento que existe desde o século 19 na fazenda, que há mais de 350 anos é local para plantação de frutas. As uvas sempre estiveram lá, mas só em 1995 começaram a se tornar um vinho próprio (as vinhas, porém, são as mesmas antigas, o que é ótimo para a qualidade de um vinho).

O produtor, Frank Grace, desde 1999, se dedicou ao cultivo orgânico. Hoje seus vinhos são entre os melhores considerados da Toscana.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados