Martoccia di Brunelli “Bersaglio” Brunello di Montalcino 2012
Toscana, Itália
Martoccia di Brunelli “Bersaglio” Brunello di Montalcino 2012
“A procura da elegância” é o desafio do Luca Brunelli. Neste, seu Brunello da badalada safra 2012, seu objetivo foi atingido. Foi prestigiado por 95 pontos da Decanter, a única publicação cujos degustadores são todos Master of Wine
Best seller badge

90

we

95

d

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,0%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
36 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

Conheci o Luca Brunelli numa feira de vinhos em Toscana anos atrás. Desde então a gente segue em contato, fui até a propriedade no início deste ano para conhecer os vinhos da nova safra.

A 2013 já está a venda e está lindo mas hoje fico feliz em destacar um pequeno lote da 2012, as últimas unidades disponíveis no mundo. (“Bersaglio” quer dizer alvo em italiano, foi o rótulo que o Brunelli desenhou para consumo dentro da própria família. Convencemos ele liberar 60 unidades para nós, já não resta mais!).

Brunelli é um produtor que praticamente nasceu entre as vinhas de Montalcino, respira Brunello (veja parte “História” abaixo).

Deste Brunello produziu apenas 10.000 garrafas, uma quantidade minúscula (considera que a Banfi engarrafa anualmente mais que 1 milhão).

O vinho passou por 36 meses em madeira, uma parte em grandes tonéis de carvalho esloveno (formato tradicional) e uma pequena parte em barricas de carvalho francês.

Ruby em cor, nos aromas oferece uva passa e figo, pimenta preta recém moida, cravo da india, uma sensação terrosa.

Em boca, elegante, sutil, sem a explosão de fruta madura muitas vezes encontrados nos Brunellos do sul da região. Cerejas frescas, toques lácteos, taninos extremamente aveludados.

Um Brunello para a longa distância, lindo agora mas melhor em 2025. Recomendo decantar por 2 horas se for abrir agora.

95 Pontos - Decanter - “De corpo médio e bem expressivo, com aromas minerais e florais e de fruta vermelha, o palato é limpo e lindo, com taninos macios e um final maravilhosamente longo e frutado, com acidez notável.”

90 Pontos - Wine Enthusiast

História

Martoccia é a propriedade do Luca Brunelli, produtor que tem Brunello na veia. Seu pai é Gianfranco Brunelli, há anos considerado craque, seus vinhos entre os mais valorizados da DOCG. A mãe é da família de Canalicchio di Sopra e Siro Pacenti, outros peso-pesados, produtores importantíssimos no norte do DOCG.

A propriedade do Luca é pequena, apenas 15 hectares localizado no sub região Montalcino Sul, bem nas encostas da aldeia de Montalcino. Segundo ele, neste terroir vinhas são plantadas desde o século XI.

Bersaglio é o segundo rótulo que o Brunelli cria em toda safra para consumo próprio. A palavra quer dizer alvo, sempre a elegância. Neste caso, foi atingido.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados