Louis Latour Mâcon-Lugny “Les Genièvres” 2015
Borgonha, França
Louis Latour Mâcon-Lugny “Les Genièvres” 2015
A safra de 2015 na Borgonha foi linda, perfeita, gerou vinhos prontos, mas que seguram bem na adega por vários anos.
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,0%
Descanso
20 min.
Tempo
de barrica
4 meses
Temperatura
10°
Uva/Corte
Chardonnay

Lugny, em Mâcon, sul da Borgonha, é um terreno especial, pois Mâcon, em geral, é bem plano, mas aqui há mais ondulação e variação de temperatura. Devido a este fator, a Louis Latour resolveu selecionar o vinhedo Les Genièvres e fazer das uvas deste terroir um vinho exclusivo.

Lugny, com seus solos de calcário e clima quente, produz os vinhos brancos mais cobiçados da região, e seus vinhedos foram plantados de uma única vez há mais de 30 anos; os demais villages tem vinhas mais novas.

As coisas são assim na Borgonha. Este é o conceito de terroir.

A safra de 2015 foi excelente, a típica geada de primavera não aconteceu, o verão foi quente e seco, e o início do outono geladinho, dando o acabamento final da Chardonnay. Um fato histórico, já que a Borgonha costuma ter duas a três safras boas a cada 15 anos.

O Mâcon-Lugny "Les Genièvres" tem aroma rico em maçã verde, mel cítrico e uma pitada de ananás. O sabor é firme, frutado, com fruta branca sápida e salivante. Mineral, está pronto para ser degustador agora, mas pode durar muito bem na adega por mais 4-6 anos.

Para harmonizar com queijo Gouda, camarões na manteiga, ou boa posta de bacalhau churrasqueado.

História

Fundada em 1731,é dirigida hoje pelo sétimo descendente de Louis Fabrice Latour, a empresa permaneceu uma empresa familiar e é um dos mais respeitados négociant-éléveurs na Borgonha.

A Maison Louis Latour compreende um domínio de cinquante hectares de Grand Cru (Chambertin, Romanée-St-Vivant, Corton Charlemagne, Corton "Clos de la Vigne au Saint", Chevalier-Montrachet) e Premier Cru (Beaune, Pommard, Volnay, Aloxe- Corton, Pernand-Vergelesses).

É um dos mitos locais e uma das mais antigas vinícolas da França.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados