La Raia Gavi Riserva 2016
Piemonte, Itália
La Raia Gavi Riserva 2016
O Gavi foi por décadas considerada o melhor vinho branco do norte da Itália. Este, feito por um grande produtor biodinâmico, é uma amostra complexa e opulenta deste vinho, prestigiado por 3 Bicchieri pelo Gambero Rosso.
de R$ 230,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,5%
Temperatura
10°
Uva/Corte
Cortese

O Piero Rossi Caíro é um dos meus produtores favoritos do norte da Itália. Grande produtor de Barolos, também é especializado em vinhos brancos.

Sua propriedade La Raia, uma pequena parcela de 42 ha, é considerada hoje a vanguarda da viticultura biodinâmica no norte da Itália. Lá ele labuta há 15 anos a com a cepa Cortese, única uva usada nos vinhos da Gavi DOCG.

Por décadas os Gavi foram considerados os vinhos brancos mais nobres do norte da Itália. Hoje isso é disputado, pois tem excelente Chardonnay que sai do Langhe e Soave do Veneto. Também os vinhos de Fruili e Alto Adige são veramente incríveis.

Mas este dedicado esforço por La Raia mostra que a cepa Cortese não deve nada aos conterrâneos da região.

O vinho foi feito de uvas colhidas em vinhas com 60 anos de idade, localizadas na melhor parte da propriedade, um single vineyard chamado La Madonnina.

A primeira taça abre em cor brilhante de maçã dourada e aromas de erva cortada e chá de rooibos (conhecida também como “chá de arbusto vermelho”, típico da África do Sul).

Em boca a acidez é maravilhosa, o vinho é rico e complexo, com um toque de dulçor natural que remete a pêssego. Oferece uma cremosidade no palato, com toques de pedra quebrada, lichia e pêssego branco. Apesar de todo seu sabor, ainda é leve, sem pesar em boca, um sopro de ar alpino.

Este um vinho branco para decantar, para deixar na adega por 3 - 4 anos, para degustar com quem realmente aprecia os grandes vinhos brancos.

Prestigiado por 3 Bicchieri pelo guia Gambero Rosso, prêmio mais importante de vinhos italianos. Recomendo nenhuma harmonização para este vinho, melhor degustar sozinho.

*** Não é permitido a utilização de cupom nesse produto.

História

Piero Rossi Cairo é o produtor por trás da Tenuta Cucco e La Raia, duas propriedades consideradas na elite do Piemonte.

Dentro dos seus 42 hectares de vinhedos o Piero segue uma filosofia de cultivo 100% biodinâmico, certificado pelo Demeter, órgão internacional.

Biodinâmico quer dizer que a agricultura segue os princípios do visceral agrônomo Rudolf Steiner, que ao longo da sua vida desenvolveu um sistema de cultivo “closed-loop”, onde nenhum aditivo ou substância externa podia entrar. “Irmão maior” do cultivo orgânico, no sistema biodinâmico a colheita é feita de acordo com o ciclo da lua, no processo de vinificação nenhum aditivo químico pode ser agregado.

Criar do zero um sistema biodinâmico é um trabalho insano, requer uma década de trabalho para fazer a conversão da agricultura tradicional. Porém, quem carrega a bandeira diz que a pureza de fruta dentro da garrafa é a prova. Este vinho é uma bela amostra.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados