La Chablisienne "La Pierrelée" Chablis 2015
Borgonha, França
La Chablisienne "La Pierrelée" Chablis 2015
Mineral com acidez fantástica, este Chablis de safra ensolarada ainda oferece destaque à fruta plena.
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
1,2%
Descanso
30 min.
Temperatura
12°
Uva/Corte
Chardonnay

Este vinho é produzido a partir da famosa Chardonnay da região de Chablis, onde produtores tendem de dispensar com uso de madeira para dar destaque à famosa mineralidade dos solos e a acidez eléctrica e exuberante dos vinhos.

Nascido nos solos argilosos e calcário Kimmeridgiano, que contêm ostras fossilizadas de 180 milhões de anos atrás, este é um exemplar clássico do estilo os amantes do vinho esperam da denominação.

Parte da colheita das uvas usadas na produção do La Pierrelée é feita manualmente, vindo de vinhas com a idade média de 20 anos. Tanto a fermentação quanto o estágio de 6 meses antes engarrafamento ocorre em tanques de inox.

Quase branco em taça com aromas de maça verde, oferece limão pálido, traços de maçã, pêssego, limão, pão tostado e ótima mineralidade, com boa fruta em boca e um final expressivo e prolongado.

Um Chablis de corpo médio e safra ensolarado, ótima para ostras, peixes brancos grelhados e frutos do mar.

História

La Chablissienne é um cooperativa de várias famílias produtores da região de Chablis. Seus vinhos são entre os mais procurados da região.O início de sua história remonta a 1923 quando vários viticultores, confrontados com a crise econômica daquela época, se juntaram sob a liderança do Abbé Balitrand para fundar uma cooperativa na Borgonha, no cerne dos vinhedos de Chablis, para vender seus vinhos. Até meados da década de 1950, os membros levavam seus vinhos para La Chablisienne, que então assumia o controle do blend e vendia a maior parte da produção por atacado no mercado de vinho. Finalmente, com o desejo de progredir e criar seu próprio estilo, La Chablisienne decidiu assumir diretamente a colheita sob a forma de mosto, garantindo para a vinícola o controle total sobre a vinificação.Esta política continua sendo até hoje uma característica exclusiva de La Chablisienne. Os viticultores e a equipe técnica, trabalhando num intercâmbio permanente, refinam os vínculos entre a qualidade dos mostos e os climats, ou subdivisões dos vinhedos, que estabelecem diretrizes para as vinhas futuras bem para a maturação e o envelhecimento dos vinhos.

Chablis fica no limite da bacia de Paris, onde as rochas são do período Jurássico, cerca de 180 milhões de anos atrás. Do outro lado da bacia é a aldeia de Dorset Kimmeridge no sul da Inglaterra, que dá nome à formação geológica específica do período conhecido como “Kimmeridgean ‘. O solo é o que os franceses chamam de calcário- argiloso, uma mistura de calcário e argila, contendo uma infinidade de pequenas conchas de ostras fossilizadas.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados