Il Molino di Grace Chianti Classico Riserva 2015 (Orgânico)
Toscana, Itália
Il Molino di Grace Chianti Classico Riserva 2015 (Orgânico)
Feito por uma das “Top 50 Melhores Vinícolas do Mundo,” este chianti classico riserva é uma seleção do que houve de melhor numa safra excepcional na Toscana!
Best seller badge Organico

92

js

91

d

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
40 min.
Temperatura
15°
Uva/Corte
Sangiovese

O Chianti pode ser produzido em 8 sub-regiões da Toscana. Sempre à base de Sangiovese, pode também levar Canaiolo, Colorino, e hoje até Merlot, Syrah e Cabernet.

Já o Chianti Classico é diferente, é a melhor das sub-regiões e é, historicamente, o rótulo mais importante da Toscana. Aqui os vinhos são distintos, a extração da Sangiovese mais pura, os vinhos mais longevos, os taninos mais finos e aveludados, o potencial de melhorar na guarda é muito maior.

Quase nenhuma propriedade mostra a finesse e tipicidade que o Chianti Classico pode oferecer quanto o Il Molino di Grace, tanto que foi considerada entre as “Melhores 50 Vinícolas do Mundo” em 2015 pela revista Wine and Spirits.

Além do terroir brilhante, 2015 foi uma grande safra na Toscana, e este Chianti Classico Riserva, uma seleção do que houve de mais bonito nela, apenas os melhores lotes escolhidos após a fermentação e envelhecidos em uma mistura de barris de carvalho francês e tonneaux.

Para Decanter, que lhe deu 91 pontos: “É agilmente equilibrado entre riqueza e frescor. Deliciosas notas florais e de sálvia cutucam a luxuriante fruta escura da cereja, e uma grande quantidade de tanino que se acumula no final.”

Para Suckling, com 92 pontos: “Mostra cerejas pretas, pimentas vermelhas picantes, alcatrão e fumaça. Corpo cheio de sabor de cereja, acidez picante e um final saboroso e médio.”

Uma harmonia viva e elegante que já pode ser consumida agora, mas vai começar a atingir seu auge depois de 2020!

Gostamos muito de pensá-lo com carnes assadas! Merece ser servido num jantar muito especial!

História

Entre colinas repletas de pinhas e vinhas, numa altitude de 450 metros acima do nível do mar, Il Molino di Grace é uma das vinícolas mais elevadas da região de Chianti Classico.

O solo rochoso, com sua composição única de marga e calcário que oferecem excelente mineralidade e boa drenagem, junto ao microclima único, se provaram ideais para a Sangiovese, a única uva plantada. São dias longos e bem quentes e noites que duram pouco, mas que balanceiam o calor com muito frescor.

O nome “molino” vem do moinho de vento que existe desde o século 19 na fazenda, que há mais de 350 anos é local para plantação de frutas. As uvas sempre estiveram lá, mas só em 1995 começaram a se tornar um vinho próprio (as vinhas, porém, são as mesmas antigas, o que é ótimo para a qualidade de um vinho).

O produtor, Frank Grace, desde 1999, se dedicou ao cultivo orgânico. Hoje seus vinhos são considerados entre os melhores da Toscana.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados