Grand Tokaji Szamorodni Edés Doce 2013 (500ml)
Tokaji, Hungria
Grand Tokaji Szamorodni Edés Doce 2013 (500ml)
Mil anos de história? Tokaji tem 10 séculos de produção de um vinho mítico.
Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
12,0%
Descanso
15 min.
Temperatura
10°
Uva/Corte
Furmint

A nossa curadoria apresenta hoje o Grand Tokaji Szamorodni 2013. Szamorodni quer dizer que as uvas foram colhidas semi desidratadas.

Os cachos são colhidos e espremidos inteiros e passam por dois dias completos imersos no mosto. Na sequência é fermentado lentamente, durante todo o frio outono húngaro. No fim, o vinho passa por 15 meses em barricas de carvalho de diferentes florestas da Hungria.

Na taça apresenta pura lichia em calda, doce de pera, licor de laranja kinkan. Na boca dá pra sentir mel cítrico intenso intercalado por licor de tamarindo. Delicioso, completo, com acidez que equilibra o açúcar.

Pode ser servido em vários momentos de uma refeição. Na entrada com queijos fortes, tipo roquefort, ou até mesmo um patê de fois gras. No final, graciosamente acompanha pudim de leite, doces a base de chocolate branco ou fruta cítrica.

História

Tokaj-Hegyalja é a primeira e mais bela região vinícola da Hungria. O segredo da região está na boa localização dos vinhedos, a estrutura do solo vulcânico, os raios solares de outono e os efeitos favoráveis ​ do rio Bodrog nas proximidades.

Em 2002, o Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO enumerou a Região Tokaj-Hegyalja como um marco cultural na Lista do Patrimônio Mundial. A sobrevivência da tradição vitícola nos últimos mil anos justificou que fosse declarada parte do património mundial.

Neste contexto, a moderna e reconhecida Grand Tokaji é uma das principais vinícolas da região, e uma das que está recolocando a qualidade da Hungria no roteiro dos amantes do vinho em todo o mundo.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados