Gioia del Colle Primitivo Riserva 2008
Puglia, Itália
Gioia del Colle Primitivo Riserva 2008
“Um vinho para aquela noite especial? É este aqui.”    Edson Barbosa corre maratonas e é cozinheiro de mão cheia. Sommelier há sete anos, amante de vinhos há muito mais, tem certificado WSET 2 e é o Diretor de Operações do Sonoma.
Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
30 min.
Temperatura
16°
Uva/Corte
Primitivo

O laranja à taça já mostra a idade deste tinto. Ou melhor, a evolução, a maturidade, a sabedoria que ele tem.

Todas as notas complexas vieram nesse tempo, principalmente amoras muito maduras. O álcool quase nem se sente, ele dá lugar a taninos muito macios e muita estrutura. Frutas em calda, no fim de boca, vão ganhando toques defumados e esfumaçados, interessantes.

Um primitivo de um dos mestres mais antigos de Gioia del Colli. Este é um grande vinho que aguenta dois ou três anos de guarda, mas que está complexo e intrigante o suficiente agora.

Graduação alcoólica: 15,5%

História

Gioia del Colle é uma pequena região da Puglia com vinhos que ainda estão formando sua expressão. As vinícolas mais antigas são as que melhor manejam seu terroir, e a Fatalone, neste caso, foi uma das primeiras. Na verdade, foi a primeira com um rótulo registrado pela denominação, quando ela se tornou oficial em 1987.

 

Seu forte é a uva mais icônica da região: a Primitivo (que muitos dizem ser a origem da Zinfandel). E alguns dos melhores Primitivos da Itália, são eles que fazem.

Produtos relacionados