Faccin Riesling Itálico 2018 (Natural)
Monte Belo do Sul, Brasil
Faccin Riesling Itálico 2018 (Natural)
Cítrico e sóbrio, uma versão natural de uma cepa rara.
Natural

91

ds

90

ad

Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
11,0%
Temperatura
Uva/Corte
Riesling Itálico

A Riesling Itálica é uma uva pouca conhecida e rara de se achar. Diferente da Riesling, famosa principalmente pelo vinho alemão, esta é nativa do norte da Itália e Croácia. Hoje é quase extinta nos países de origem, porém ainda cultivada com muito sucesso na Hungria (Olaszrizling), Eslovênia e… no sul do Brasil.

isso mesmo. Trazida por imigrantes do norte da Itália nas décadas de 1930 e 1940, a uva hoje é encontrada como base de muitos dos espumantes da Serra e Campanha Gaúcha.

Esta versão é rara, por ser um vinho branco varietal e também um vinho natural à base da uva. Sem filtração e com uso mínimo de sulfitos ou qualquer outro conservante, entrega uma experiência única.

No nariz pode esperar nuances de própolis e laranja kincan, com boa acidez em boca. Tem zero doçura neste vinho, é totalmente cítrico, com bastante limão e maçã verde. Percebemos também uma leve untuosidade também que agrada e permite o vinho harmonizar bem com peixes mais encorpados de água doce.

Os puristas do vinho natural vão adorar este achado, muitos outros vão se surpreender. Se você gosta de Sauvignon Blanc mineral e sóbrio, este é um vinho natural nos mesmos moldes.

Uma experiência que vale muito a pena, um vinho único e distinto do nosso terroir no Sul.

91 Pontos - Guia Descorchados

90 Pontos - Revista Adega

História

Em 1936, a família Faccin saiu da Itália e chegou no Rio Grande do Sul. Adquiriu umas pequenas parcelas de terra em Monte Belo do Sul e, desde então, vem produzindo uvas e vinhos. Hoje a propriedade e a produção são gerenciadas por Antonio Faccin e seu único filho, Bruno Faccin, que são a 3ª e 4ª gerações da família no Brasil.

A família Faccin tem como princípio exercer as Boas Práticas Agrícolas, respeitando sempre a fauna e flora. Este vinho foi elaborado com as melhores uvas da propriedade, selecionadas manualmente pela família, em vinhedos onde o meio ambiente é respeitado e protegido. Hoje a propriedade está no processo de conversão para a viticultura orgânica. Apesar do seu tamanho, Faccin é hoje considerado pelos críticos um dos produtores da vanguarda do vinho natural no Brasil.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados