Extrus Tempranillo Dezem 2008
Paraná, Brasil
Extrus Tempranillo Dezem 2008
"O primeiro Tempranillo brasileiro que degustamos no Sonoma e ainda lembro dois anos depois. Com uma acidez muito pronunciada, perfeito acompanhante de um prato de massa." José Estan vive na cozinha e adora comida italiana, especialmente o nhoque feito pela “nonna”. Além de curador gastronômico, é "expert" em cervejas gourmet.
Produto indisponível
Sobre o produto
Descanso
30 min.
Temperatura
16°
Uva/Corte
Tempranillo

O primeiro nacional da casta espanhola que degustamos no Sonoma, surpreende logo pela cor de tijolo, que anuncia os traços de evolução que sofrera (afinal, estamos falando da safra de 2008, que completou recentemente cinco anos). 

No nariz, a terra molhada, tão típica dos vinhos brasileiros, veio para lembrar onde fora produzido.  

Não precisamos nem dizer que todos amaram o vinho, né? 

Graduação alcoólica: 12,8%

História

Impossível não achar pelo menos diferente: um vinho do Paraná, e para se orgulhar! Mas não é por menos, está na mesma zona Sul do Rio Grande do Sul e, mais que isso, na fronteira com a Argentina. É ali, na cidadezinha de Toledo, que surgiu a Dezem, propriedade de Amélio, empresário do ramo de farmácias de manipulação. Ele deve ter puxado ao pai, nascido e criado na Serra Gaúcha.

Desde 2004, quando foi inaugurada, a vinícola já levou sete prêmios nacionais e internacionais (isso sem contar os muitos restaurantes que correm atrás de seus rótulos ano após ano). Como todas as linhas da Dezem, Extrus homenageia os elementos da natureza (neste caso, a água).

Produtos relacionados