Elvio Cogno “Cascina Nuova” Barolo Cru 2013
Piemonte, Itália
Elvio Cogno “Cascina Nuova” Barolo Cru 2013
Etéreo, incrível, Barolo Cru, com 97 pontos, feito por um dos produtores peso- pesados da região. Votado um dos TOP 10 Barolos pelo James Suckling. Uma raridade no Brasil, exclusivamente disponível pela Sonoma
Best seller badge

93

rp

93

we

97

js

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
14,0%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
24 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Nebbiolo

A safra de 2013 foi maravilhosa em Barolo.

Marcada pelo verão ensolarado, porém fresco, a temporada de amadurecimento foi mais longa e consistente, resultando em vinhos voluptuosos, cheias de fruta plena, possíveis de abrir enquanto jovens, mas também com potencial de guarda incrível!

Este é um raro achado feito por um dos maiores mestres da DOCG, foi prestigiado com 97 pontos pelo crítico James Suckling, entrando no TOP 10 dos 300 melhores vinhos de Barolo da safra, à frente dos do Bruno Giacosa, Roberto Voerzio, e Aldo Conterno, vinhos que são vendidos no Brasil por R$1.000 ou mais!

Elvio Cogno o primeiro produtor de renome a plantar vinhas no Cru de Ravera, hoje um dos mais importantes da DOCG. Todas as uvas deste vinho foram cultivadas dentro desse Cru.

Mesmo jovem, o nariz mostra uma gama sensorial, belíssimas frutas silvestre e minerais, um toque de ferro. Com maciez e elegância, o paladar é surpreendente, tomado por frutas do bosque negras, como mirtilos e amoras, e taninos vigorosos, extremamente finos. Muita framboesa fresca em boca! Logo depois vem tabaco maduro e casca de laranja.

Incrivelmente complexo, elegante, sedoso, com uma persistência longa de 20 segundos ou mais.

É praticamente impossível encontrar um Cru de Barolo, ainda mais de um produtor de renome, por um valor perto desse, destacado hoje na Sonoma. Para os amantes da Nebbiolo e os vinhos do norte da Italia, recomendamos aproveitar desta oferta!

97 Pontos - James Suckling - “Aromas de berries silvestres, flores, trufas. Encorpado e incrivelmente refinado. Textura linda, final fantástico. Imperdível, evoluirá por anos!”

93 Pontos - Robert parker

93 Pontos- Wine Enthusiast

História

A primeira vez que Elvio Cogno pensou em produzir vinhos foi em uma mesa de seu restaurante, o Ristorante dell’Angelo, em La Morra. Nascido em Ovello, na região de Barolo, sua família já produzia vinhos há gerações, porém nunca transformaram essa atividade em um trabalho.

No começo, seus vinhos apenas serviam o seu restaurante, porém com o tempo começaram a se distinguir e chamar atenção. Foi no final dos 1950 que conseguiu dedicar-se totalmente ao vinho, colaborando em outras vinícolas até conseguir engarrafar o seu primeiro Barolo em 1961. Ao longo das décadas tanto ele quanto o Cru da Ravera ganharam renome. Hoje seus vinhos são entre os mais prestigiados e procurados da Barolo DOCG.

Representando a quarta geração da família, hoje Nadia Cogno e Valter Fissore seguem os passos do prestigiado enólogo Elvio Cogno, que falheceu em 2016.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados