Durigutti Las Compuertas “5 Suelos” Malbec 2016
Mendoza, Argentina
Durigutti Las Compuertas “5 Suelos” Malbec 2016
Um achado de 95 Pontos de produção limitadíssima, este vinho mostra o equilíbrio entre a força típica dos vinhos da Cordilheira com a elegância e finesse encontrados em terroir europeu.
Best seller badge

93

st

91

js

95

ta

Produto indisponível
Sobre o produto
Teor
alcoólico
13,5%
Descanso
120 min.
Tempo
de barrica
12 meses
Temperatura
15°
Uva/Corte
Malbec

O Projeto Las Compuertas é uma iniciativa dos irmãos Hector e Pablo Durigutti, no emblemático terroir de Luján de Cuyo, Mendoza. O Malbec 5 Suelos 2016 vem de cinco parcelas distintas de Malbec, de diferentes perfis de solo, elaborados separadamente e depois mesclados. Verdadeiro trabalho de perfumista!

As vinhas da Finca Victoria, em Las Compuertas, Luján de Cuyo, foram plantadas em 1914, tem mais de 100 anos, portanto!!

Depois de combinados os vários tipos de Malbec num único blend, o vinho é envelhecido em "foudres de carvalho". Aqui cabe uma explicação: foudres são grandes tanques de madeira para envelhecimento do vinho. São tradicionais na área do Rhône, em Châteauneuf, de estilo tradicional, e no Piemonte, na zona do Barolo.

Por essa escolha e por um estilo de winemaking que preza pela elegância os irmãos Héctor e Paulo Durigutti estão, hoje em dia, entre as grandes referências da enologia argentina e navegam entre o equilíbrio e a força típica dos vinhos da Cordilheira com uma sutileza e finesse raras vezes encontradas naquele país.

Quando degustamos, sentimos framboesa madura com camadas de frutas de bosque. A presença da madeira é sutil e bem agradável não se sobressai à fruta. O sabor traz a presença do carvalho combinado com chocolate amargo. Nada de exagero, nada de "Malbec superpotência". Um tinto que se bebe calmamente depois de duas horas num decanter, que vai se abrindo e revelando seus segredos aos poucos .

Tim Atkin, prestigiado especialista inglês cravou 95 pontos e disse "fiquei surpreso ao provar um Malbec de videiras centenárias tão elegante e refinado.

É um vinho delicioso com magret de pato ou seleção de suaves bresaolas que não se sobressaem ao vinho.

95 Pontos - Tim Atkin

93 Pontos - Stephen Tanzer

História

As origens dos irmãos são bastante complementares: Hector começou no Alto Las Hormigas e passou por projetos em várias vinícolas bem conhecidas, aprendendo técnicas do velho mundo e agricultura. Pablo começou na La Rural, uma vinícola agora de propriedade da Catena, e aperfeiçoou novas práticas vitícolas mundiais.

Hoje são alguns dos mais influentes enólogos do país platino. São as estrelas do documentário “Boom: The Rise of the Argentinian Malbec” que foi lançado pela Amazon em 2017. Conhecidos como “Os Mestres da Malbec,” também são reconhecidos por seu trabalho com a uva Bonarda, Cabernet Franc e pela produção natural na Patagônia.

D9lwzdolcakifeyv7lpu
Curador(a)
Manuel Luz
Produtos relacionados