Domaine Pére-Caboche Châteauneuf-du-Pape 2016
Châteauneuf-du-Pape, França
Domaine Pére-Caboche Châteauneuf-du-Pape 2016
Um dos produtores mais primorosos da Châteauneuf hoje, o Pêre-Caboche, em 2016, conseguiu produzir um vinho com incrível concentração e sabor marcante, sem perder a elegância que é a marca do produtor. Um Châteauneuf excepcional!
Best seller badge

92

rp

93

jr

91

ag

de R$ 540,00
Shipping Frete
grátis*
Checkout
seguro
Digicert Norton
Sobre o produto
Teor
alcoólico
15,0%
Descanso
90 min.
Tempo
de barrica
12 meses
Temperatura
16°
Uva/Corte
Grenache
Mourvèdre
Syrah

Domaine Pêre-Caboche hoje é um dos produtores favoritos dos apaixonados por Châteauneuf.

Não podia existir uma família mais integrada com a região. Com 400 anos de história em cultivar uvas e fazer vinhos aqui, hoje é Emilie Boisson, enóloga da mais nova geração da família, quem comanda. Os resultados ao longo dos últimos 10 anos têm sido espetaculares.

Este vinho é um corte de Grenache (80%), Syrah (15%) e Mourvedre (5%), o “GSM” tradicional da região.

Algumas das uvas deste vinho foram colhidas em vinhas plantadas em 1906, possuem 110 anos de idade! Quase não há vinhas mais velhas no mundo. O sabor aportado ao vinho é inigualável, uma concentração e profundidade fora da curva.

Os solos e a filosofía no cultivo também têm a ver com o sucesso do Domaine. São 4 terroirs distintos, com elementos de quartzo, argila, calcário e áreas aluviais. Cada um aporta um caráter distinto. Nas vinhas, Boisson opta por uma filosofia de mínima intervenção, quase sem o uso de pesticidas. Cavalos aram o terreno, como foi feito nos séculos anteriores.

O resultado é espetacular, um Châteauneuf que oferece ampla fruta madura, especiarias exóticas, mas também uma elegância difícil de atingir na região quente e ensolarado. Com corpo e persistência, sem ser pesado, sedoso em boca, este vinho é um luxo.

Aromas florais, lavanda e violeta surgem da taça. Depois, vem amora e mirtilo. Em boca, o vinho oferece um corpo pleno, sem ser pesado, a acidez excelente, aparente no primeiro gole. Amoras maduras encantam, enquanto traços de anis estrelado e pimenta preta dão caráter, aportados pela Syrah no corte. Envelhecido por 12 mese em tanques de concreto e foudre, grandes barris de carvalho francês, tem a estrutura para melhorar na guarda por 10 - 15 anos.

93 Pontos - Jeb Dunnuck (antigamente do Wine Advocate do Robert Parker) - “Opulente sem perder o equilíbrio, com excelente acidez e um ótimo final em boca, este um cuvée bem tradicional de alta qualidade e caráter.”

92 Pontos - Robert Parker - Uma sedosa e elegante expressão da AOC Châteauneuf-du-Pape, envelhecido em foudre e concreto. Oferece corpo pleno com um paladar cheio de cerejas frescas e fruto de caroço."

91 Pontos - Vinous (Antonio Galloni)

História

A região de Châteauneuf-du-Pape é pequena, se comparada a outras do sul da França. O solo é coberto por uma camada de 30 centímetro de pedras arredondadas, chamada de "ovos de pata", tanto pelo formato como pelo tamanho.

As videiras são baixas, rasteiras, impossibilitadas de tomarem altura por causa dos fortes ventos que vêm do Mediterrâneo. O calor absorvido pelas pedras durante o dia segue amadurecendo as uvas pela noite... O resultado? Um perfeito amadurecimento das uvas com ⅓ a menos de líquidos e intensificação da cor e taninos. Com tão pouco rendimento, as uvas colhidas são extremamente valiosas.

O terroir do Domaine Pére-Caboche é particularmente abençoada por estar localizada na parte mais valiosa da AOC, no plateau chamado “la Cra,” onde os solos são formados parte pelos “ovos de pata” e também cascalho, argila e arenito. Rendem vinhos complexos, longevos.

A Domaine, fundada em 1652 pela família Chambellan, hoje conta com 63 hectares, 17 de quais estão localizadas na AOC Châteauneuf-du-Pape. São mais que 400 anos que a família cultiva uvas e produz vinho. Hoje são considerados entre os melhores produtores da “velha guarda” da região.

Qsno7h70wnqtwxvbgtu1
Curador(a)
Alykhan Karim
Produtos relacionados